• Farmácia Universitário é reaberta na Unibave em Orleans

Farmácia Universitário é reaberta na Unibave em Orleans

22 Mar, 2021 21:44:38 - Saúde

Orleans (SC)

A Farmácia Universitária do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) foi reaberta na tarde desta segunda-feira (22/03). O novo local de funcionamento fica anexo a Unidade de Saúde São Donato, no Centro de Orleans.

O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, afirma que o serviço beneficia a população de Orleans e região. “Os medicamentos são entregues gratuitamente, além do benefício ambiental, já que garantimos o correto descarte dos medicamentos vencidos”, disse o reitor.

O prefeito de Orleans, Jorge Koch, esteve no local e comentou que para o bom funcionamento do serviço depende da solidariedade e da consciência da população. “A doação das pessoas é que faz o serviço funcionar, fazendo com que muitas vezes os mais necessitados tenham acesso aos medicamentos. É um importante serviço que o Unibave presta a população”, comentou o prefeito.

Estiveram no local, além do prefeito e do reitor, o secretário municipal de saúde, Murilo Debiasi Ferrareis; o Pró-Reitor de Ensino de Graduação (Prograd), Leonardo de Paula Martins e a coordenadora do curso de farmácia, Tamirys Schulz Westphal.

A Farmácia Universitária está aberta a população de segunda a sexta-feira, das 13h30 até 17h30. O local funciona como uma farmacêutica responsável e quatro acadêmicas do curso de farmácia do Unibave, que realizam as atividades operacionais.

Como funciona?

A coordenadora do curso de Farmácia, Tamirys Schulz Westphal, explica que a Farmácia Universitária funciona por meio de doações. As caixas coletoras, que fazem parte do Projeto Reciclando Medicamentos são colocadas em locais estratégicos (postos de saúde, comércio, escolas, etc) pelas prefeituras de Cocal do Sul, Urussanga, Orleans, Braço do Norte e São Martinho para recolher medicamentos fora de uso e vencidos.

Depois os medicamentos são encaminhados para Farmácia Universitária, que faz a triagem. Os medicamentos sem condições de uso são encaminhados para vigilância sanitária para descarte correto. Já os selecionados seguem para dispensação. “Qualquer pessoa da comunidade pode ter acesso aos medicamentos. Basta ter a prescrição médica”, afirma Tamirys.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal