• Tecnologia americana agiliza diagnósticos moleculares

Tecnologia americana agiliza diagnósticos moleculares

14 Nov, 2018 14:47:48 - Tecnologia

Criciúma (SC)

A taxa de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (IRAS) do Hospital Unimed Criciúma é baixa quando comparada a dados de literatura. E para reduzir ainda mais esse índice - valores próximos à zero - a instituição acaba de adquirir nova tecnologia em biologia molecular. O GeneXpert, por meio da metodologia de PCR (Reação de Polimerização em Cadeia), analisa em tempo real amostras de pacientes com suspeita de portarem bactérias resistentes (adquirida em outra unidade hospitalar), evitando assim, a sua transmissão.

O equipamento detecta genes de multirresistência em até três horas. Hoje, somente grandes hospitais e laboratórios do país possuem o aparelho. Com a aquisição do GeneXpert - importado dos Estados Unidos – o Hospital Unimed torna-se a primeira instituição da região a utilizar a nova tecnologia americana. “O equipamento laboratorial oferece um diagnóstico eficaz e permite a intervenção clínica mais rápida. Auxilia tanto a equipe médica como o acompanhamento clínico. Atualmente é realizado um teste por vez, mas, futuramente, o alcance será de até quatro exames”, lembra a especialista de aplicações, Nayra Soares do Amaral.

A microbiologista da Unimed Criciúma, Renata Rübensam, explica que o exame para pesquisa de bactérias multirresistentes detecta genes de mecanismos de resistência à antibióticos carbapenêmicos – utilizado na cultura de vigilância. “Quando existe possibilidade de o paciente transmitir bactérias resistentes à outra pessoa é necessário pesquisarmos. Por isso, a importância do exame”, explica Renata.

Carga Viral

Com relação ao exame Carga Viral – utilizado para diagnóstico e monitoramento do tratamento de portadores do vírus do HIV – a resposta fornecida pelo equipamento também é bastante rápida. “A proposta do teste é saber se o tratamento está sendo eficaz, se a quantidade de vírus HIV está reduzindo, caso contrário, o médico terá que mudar o tratamento. Por isso a importância na rapidez do resultado laboratorial. O novo equipamento auxiliará o clínico a tomar decisões mais rápidas”, esclarece Renata.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE