• EdiUnesc lança livro Formar Novos Rurais

EdiUnesc lança livro Formar Novos Rurais

11 Out, 2018 17:07:45 - Educação

Criciúma (SC)

Obra aborda a formação do jovem no campo 

A EdiUnesc lançou oficialmente o livro didático "Formar Novos Rurais". O evento ocorreu nesta quarta-feira (10/10) e contou com a participação de professores, alunos e representantes da Feira da Economia Solidária, que ocorre todas as quartas-feiras na Unesc. A publicação é de responsabilidade do Instituto Souza Cruz, por meio do programa Novos Rurais, ação que tem o objetivo de transformar jovens do campo em empreendedores e acelerar os seus novos negócios.

A obra, de autoria dos professores universitários Valério Alécio Turnes, Wilson Schmidt e Thaise Costa Guzzatti é o resultado da transformação do conhecimento do projeto em um livro didático.

De acordo com Schmidt, o projeto tem o objetivo de entender os jovens no meio rural. “Formar jovens para que eles possam transformar vidas, as localidades onde vivem e o suas famílias dentro da agricultura familiar”, comenta. Já para Turnes, a obra traz novas formas e relações do jovem no meio rural. “Empoderar, dar capacidade de criar atratividades no meio rural para que os jovens encontrem lá condições de estudos, lazer, trabalho e renda”, acrescenta.

Segundo o editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, o livro é uma parceria importante e tem forte influência da agricultura familiar. “Minha grande frustração era que apesar de ter diversas parcerias com órgãos relacionados ao tema, tínhamos poucas publicações sobre a agricultura familiar. Além disso, essas parcerias dos autores, do Instituto e da Universidade dá possibilidades de conversar com os agricultores”, comenta.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, parcerias como esta são muito valorosas. “A obra trabalha muito com a extensão e a Universidade também, então ela vai contribuir muito para mudanças e que ele tenha a possibilidade de mudar cenários”, respalda.

Novos Rurais

Agricultura familiar é responsável pela produção de 70% dos produtos produzidos no país, e a evasão dos jovens do meio rural tem se intensificado ao longo dos anos. O projeto Novos Rurais tem o objetivo de formar jovens de localidades rurais, com ferramentas e instrumentos capazes de formá-los e dar subsídios para que eles possam desenvolver o meio onde vivem.

O projeto foi criado em 2012 e é realizado em parcerias com escolas do campo do 3º ano do Ensino Médio. De acordo com a especialista de comunicação do Instituto Souza Cruz, Andrea Guedes Costa, o campo está envelhecendo e ficando sem jovens, e o programa busca a permanência do jovem no campo.

“Temos o objetivo de entender o que é a agricultura familiar e o que esse jovem pode fazer nela. Que eles possam enxergar o campo rural com outros olhos, que possam fazer a diferença, empreendendo no meio rural”, comenta Andrea.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança