Voz Única: candidatos recebem demandas da classe empresarial de Içara (SC)
Içara (SC)
Com mais de 9 mil empresas ativas, Içara é destaque em diferentes segmentos econômicos e pode ir muito além, pois tem muito potencial para atrair ainda mais investimentos e negócios. São desafios que podem se tornar oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico que foram transformados em uma cartilha da Associação Empresarial de Içara. O resultado foi apresentado para diálogo com os três prefeituráveis e vices em nove tópicos nesta terça-feira, dia 24.
O documento, chamado de Voz Única, está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e a indicadores, além de contar com proposições claras para atingir cada meta. “Cada pleito foi debatido em conjunto com os núcleos empresariais pensando no melhor para a cidade. A partir do governo que for eleito, faremos o acompanhamento das demandas”, ressalta o presidente da Acii, Marco Aurélio Périco Góes.
“Temos que estar próximos para fazer Içara crescer com boas oportunidades de trabalho”, ressalta o candidato a prefeito, Max Mello (MDB). “Estamos aqui para mostrar o quanto é importante a cidade participar da construção de cada ação”, completa o candidato Lauro Nogueira (PT). “O Voz Única contempla o crescimento econômico e também a qualidade de vida na cidade”, pontua a candidata Dalvania Cardoso (PL).
Criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o Voz Única disponibiliza à sociedade uma ferramenta que orienta e informa sobre as demandas do ponto de vista empresarial, de forma sistematizada. “As associações empresariais já fazem uma movimentação muito forte em relação ao pleito local. Nossa ideia é apoiar com a plataforma Voz Única, para dar ainda mais ferramentas para as nossas entidades”, explica o presidente da Facisc, Elson Otto.
Demandas
GERAR OPORTUNIDADES PARA NOVAS EMPRESAS
Indicador: Dobrar o número de empresas ativas na cidade até 2028, chegando a 18 mil CNPJs ativos
Proposições: redução da burocracia, gratuidade do alvará para pequenas e médias empresas de baixo risco, tratamento de dados para potencializar oportunidade de negócios, competitividade na atração de empreendedores com ISS compatíveis ou menores às cidades vizinhas e de referência no estado; apoio a criação de espaço de inovação; secretário dedicado à indústria, comércio e serviços, além de novas áreas industriais.
PROFISSIONALIZAR PARA O MERCADO DE TRABALHO
Indicador: no mínimo 1,5 mil pessoas em cursos profissionalizantes (2025/2028)
Proposições: cursos profissionalizantes aos setores que mais demandam colaboradores, além de criar políticas para atrair talentos que possam morar e se desenvolver em Içara, evitando o êxodo empregatício.
MOBILIDADE URBANA PARA GERAR MOVIMENTO NA CIDADE
Indicador: criação de 1 projeto-piloto de conexão comunitária
Proposição: alternativas de baixo custo ou gratuita para o deslocamento interno até as paradas mais próximas do sistema municipal e consequentemente a ampliação da demanda para o uso de ônibus.
AMPLIAR INFRAESTRUTURA PARA A CIDADE CRESCER
Indicador: 50km de pavimentação em rodovias estruturantes ou ampliação
Proposições: Rodovia Paulino Búrigo (sc-445) no formato de avenida entre Vila São José e Presidente Vargas (7km) com a participação do empresariado na busca por soluções para a melhor execução, Acesso Barracão/Aurora a partir do viaduto na BR-101 e extensão da Avenida Procópio Lima no bairro Cristo Rei.
INVESTIR NA TECNOLOGIA A FAVOR DA SEGURANÇA
Indicador: 20 novas câmeras
Proposição: equipamentos em locais estratégicos para inibir crimes e contribuir com a melhor conservação das vias e estruturas do município.
+EDUCAÇÃO: inserir conteúdos gradativos de empreendedorismo do 1º ao 4º ano do ensino fundamental da rede municipal, criando também interesse pelo trabalho desde o período escolar.+EFICIÊNCIA: criação de conselho municipal com entidades, empresas e governo para revisão e simplificação da legislação municipal, revogando artigos e dispositivos incompatíveis com os novos tempos.
+COMUNICAÇÃO: trabalhar atrativos da cidade com a criação de materiais (vídeo, folder, revista, conteúdo na imprensa) para proporcionar ambiência a novas empresas, talentos e também o desenvolvimento do turismo como fonte de renda, emprego e oportunidade de negócios.
+ORGANIZAÇÃO: estabelecer regras claras para as atualizações que forem realizadas no plano diretor da cidade, tornando o crescimento de Içara organizado para novos investimentos, com a participação do setor econômico na elaboração.
ASSESSORIA DE IMPRENSA