Voluntariado: um gesto de amor que faz a diferença no atendimento do HSJosé
Criciúma (SC)
Uma vida de dedicação e amor ao próximo. Para a senhora Carmelina Accordi, de 86 anos, a rotina da semana inclui, no mínimo, duas visitas ao Hospital São José, como voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Nas conversas semanais, ela leva palavras de conforto, carinho, esperança e amor a quem passa por momentos difíceis, especialmente durante o tratamento da quimioterapia.
“Desde novinha eu trabalho dentro do hospital. Vim da roça, fui estudar como Irmã, mas a minha vocação era para a enfermagem. Nesse tempo, estudava para ser religiosa e também trabalhava. Porém, chegou um momento que precisei decidir e optei pelo trabalho na área da saúde. E desde então não saí mais do São José, são 30 anos de uma trajetória que vivencio até hoje”, explica a senhora Carmelina Accordi.
Segundo dona Carmelina, ela casou, teve duas filhas, mas há 30 anos mantém a rotina de visitas ao HSJosé.
“Seja para levar a comunhão aos doentes, levar uma palavra de conforto ou carinho, sempre estou por aqui. Todos me conhecem. Hoje, além de levar a eucaristia, às vezes também ajudo as enfermeiras, é minha vocação. Gosto muito do meu trabalho. Vivo para minimizar o sofrimento das pessoas”, garante ela, sempre sorridente.
Importância do voluntariado
O trabalho de Dona Carmelina, assim como das demais voluntárias e voluntários que fazem suas atividades no HSJosé, fazem a diferença no dia a dia da instituição.
“A prática da solidariedade no Brasil e no mundo vem ganhando cada vez mais espaço através de pessoas ou grupos organizados que buscam formas de ajudar aqueles (as) que mais precisam. Através do voluntariado, muitas pessoas conseguem encontrar sentido para a existência e ao mesmo tempo exercem sua cidadania”, explica a coordenadora do Centro de Ensino do HSJosé, Irmã Valcirene Silva Barbosa.
De acordo com Irmã Valcirene, no Hospital São José existem vários grupos que realizam ações solidárias, como as Samaritanas, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o grupo Posso Ajudar. “Esses grupos atuam em diferentes setores proporcionando acolhida enquanto colaboram na realização da missão hospitalar que é zelar pelo cuidado de todos os que se encontram neste espaço. Gratidão a todos os voluntários pelo comprometimento e presença amorosa no HSJosé”, finaliza Irmã Valcirene.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO