• Vigilância Sanitária e Defesa Civil de Maracajá orientam sobre limpeza de terrenos

Vigilância Sanitária e Defesa Civil de Maracajá orientam sobre limpeza de terrenos

22 Mar, 2023 11:32:48 - Geral

Maracaja (SC)

A Vigilância Sanitária de Maracajá, em parceria com a coordenadoria Municipal da Defesa Civil, deram início a 'Operação Limpa Lote', que tem como objetivo a manutenção e limpeza dos terrenos baldios, visando não somente as melhorias na estética da cidade, bem como as questões de saúde pública.

Segundo o Fiscal da Vigilância Sanitária, Fernando Costa, a falta de limpeza em terrenos baldios pode ocasionar problemas diversos em virtude do acúmulo de lixo, entulhos e principalmente o crescimento do mato. "Estes fatores facilitam a proliferação de insetos, roedores e animais peçonhentos que podem transmitir doenças ao ser humano, além de causar outros incidentes", explica.

Ele salienta que a preocupação aumenta no Verão, pois nesta época há um número maior no volume de chuvas, e consequentemente o aumento da transmissão de doenças transmitidas por insetos, como a dengue, zika vírus e febre chikungúnya. "Além do mato, qualquer recipiente, mesmo que pequeno, jogado nestes terrenos baldios pode ser um hospedeiro para a proliferação destes insetos, que ocasionam doenças graves, que podem levam a morte. Por isso, estamos alertando sobre a importância da limpeza", comentou Fernando.

Fiscalização

A Defesa Civil está ajudando na ação, por ser um órgão que atua também na prevenção. Segundo Cleber Darolt, foram fiscalizados mais de 10 lotes baldios e até  o  momento não houve notificação. "Todos os donos dos terrenos que possivelmente apresentavam algum tipo de problema foram localizados em suas casas ou por telefone. Assim feito, todos se comprometeram em fazer a limpeza necessária, desta forma garantindo a limpeza da cidade e mantendo a população mais segura", detalhou.


Cleber explica que dentro do prazo estipulado aos contribuintes, a Vigilância e Defesa Civil retornarão aos locais fiscalizados. Caso o terreno não tenha sido limpo, o proprietário será mais uma vez notificado e posteriormente multado. "Acreditamos que não será preciso aplicar multa, pois os donos de terreno entenderam a nossa preocupação e se comprometeram em manter a limpeza", enfatizou.

Vale ressaltar que a não limpeza dos terrenos é considerada uma infração sanitária passível de punição, por se considerar crime contra a saúde pública.

Colaboração

O prefeito Anibal Brambila pede a colaboração dos proprietários de terrenos para que executem a limpeza em seus lotes. Brambila pede ajuda da população para colaborar com o poder público em manter a cidade limpa. "Nós realizamos diariamente a limpeza na cidade, porém precisamos da ajuda da população, pois só a prefeitura não consegue manter a cidade limpa", disse.

O chefe do Executivo lembrou ainda que ao jogar lixo no chão e não cuidarem da limpeza das calçadas e ruas em frente à suas casas, os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento dos bueiros, que pode gerar alagamentos e trazer prejuízos a Administração e aos moradores.

Denúncia

As denúncias de terrenos baldios sem manutenção podem ser feitas por meio do telefone da vigilância sanitária: (48) 98834-4056.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança