• Vigilância Epidemiológica chama atenção para vacinação de diferentes doenças

Vigilância Epidemiológica chama atenção para vacinação de diferentes doenças

25 Mar, 2021 18:02:37 - Saúde

Içara (SC)

Içara segue com a imunização contra o coronavírus e também com a manutenção do restante do calendário de vacinação, por exemplo, contra a febre amarela. Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Laura Maté, as doses estão disponíveis nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina. É o caso do Liri, Cristo Rei, Jaqueline, Vila Nova I, Esplanada, Primeiro de Maio. Jardim Elizabete, Raichaski e Nossa Senhora de Fátima.

Segundo o último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC), Santa Catarina registrou dois novos casos de febre amarela este ano, além da morte de 91 macacos infectados. A partir disso, as autoridades de saúde reforçaram o apelo para a imunização também contra a doença.

“A vacina contra febre amarela deve ser realizada em todo o Estado de Santa Catarina desde o início de 2019. Naquele ano, foram feitas diversas ações para atingir toda a população”, lembra Laura. Desde 2017, o Ministério da Saúde adota a dose única da vacina, ou seja, quem já recebeu é considerado imune para o resto da vida.

“Todas as salas de vacina do município realizam a vacina contra febre amarela, que deve ser feita em pessoas de nove meses a 59 anos de idade. A partir de 60 anos e no caso de portadores de algumas doenças, é necessário avaliação médica para verificar contraindicações”, ressalta.

Campanha contra Influenza será em abril

Quem está aguardando a imunização contra a covid será imunizado também contra a gripe com a observação de um intervalo mínimo de 14 dias entre uma vacinação e outra. Laura ressalta a importância de ser imunizado contra a influenza, sobretudo em momento no qual os hospitais estão sobrecarregados pelos casos de coronavírus. A previsão é que o início da campanha ocorra no dia 12 de abril.

“A gripe pode trazer uma série de complicações para indivíduos dos grupos de risco, podendo levar à necessidade de internação e até ao óbito”, declara. “Aguardamos informe do Estado com orientações sobre a vacinação contra a Influenza, grupos que serão vacinados e população prevista. Ainda não sabemos de que forma será organizada a campanha, por exemplo, se será separado por grupos como na covid, para não dar aglomeração”, afirma Laura.

CANAL IÇARA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE