• Vereadores reforçam pedido por mais segurança nas escolas em Forquilhinha

    Uma indicação assinada por todos os parlamentares sugere ações da Secretaria Municipal de Educação.

Vereadores reforçam pedido por mais segurança nas escolas em Forquilhinha

11 Abr, 2023 09:50:29 - Segurança

Forquilhinha (SC)

O ataque monstruoso contra crianças no Centro de Educação Infantil em Blumenau, na última semana, trouxe novas preocupações e cobranças por ações voltadas à proteção dos alunos, professores e demais profissionais da educação. Em Forquilhinha, uma indicação apresentada por todos os vereadores nesta segunda-feira, dia 10, reforça o pedido por mais segurança nas unidades de ensino.

O documento encaminhado ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Educação, sugere medidas urgentes nas escolas e CEIs municipais. Tais como controle de acesso com identificação (interfone com câmera, catraca eletrônica ou servidor designado), câmeras de monitoramento, bem como reforço de segurança, da vigilância e de tratativas com a Polícia Militar visando a intensificação das rondas escolares.

“Tivemos uma conversa com o secretário de Educação, Félix Hobold, depois do episódio em Blumenau, e sabemos que a administração está tomando providências junto com outros órgãos. Também sugerimos a contratação de empresa privada para cuidar de todas as unidades de ensino por terem pessoas capacitadas para isso”, comenta o vereador Felipe Dordete (PP).


“Nessa indicação há medidas importantes, mas não quer dizer que vá resolver o problema. Se pudermos minimizar os riscos e oferecer mais segurança aos nossos estudantes e a comunidade escolar, fica melhor. Tomara que nos próximos dias tenhamos as sugestões colocadas em prática”, declara Marcos Rocha Macedo (PDT). “Vale o esforço e a união para os cuidados necessários na segurança das nossas crianças”, acrescenta Dinho Rampinelli (PL).

A vereadora Ivone Minatto (PSD) informou que o município criou uma rede de segurança escolar com policiais envolvidos, e lamentou a tragédia em Blumenau. “Quatro crianças perderam a vida por causa de um maluco que foi fazer o mal. Hoje há muito ódio no coração e não dá mais para reconhecer o ser humano. É lamentável o que aconteceu, dói no coração da gente”, desabafa.

“Infelizmente só agimos depois da desgraça. Nesta segunda-feira também houve um ataque em uma escola de Manaus, mas sem fatalidade”, comenta Célio Elias (PT) anunciando que o governo municipal vai adquirir 100 câmeras de alta definição para instalar nas escolas e creches. A vereadora Marilda Casagrande (PP) solicitou a criação do cargo de vigia com treinamento e também de psicólogo escolar. “Nossos alunos estão precisando desse acompanhamento para preservar o bem estar físico e mental”, sugere.

Por fim, o presidente da Câmara de Vereadores parabenizou o Executivo por buscar reforço na segurança escolar e disse que é preciso agir com urgência. “Quanto custa uma vida? O que seria de cada um se tivesse perdido o filho com um ataque desses? Teria perdido o sentido da vida. Se preciso for, que deixe de pavimentar uma rua, mas precisamos focar na segurança dos nossos alunos e profissionais da educação. Qualquer projeto nessa área terá o apoio do Legislativo”, conclui Valdeci Figueredo.

Projeto aprovado

PL nº 03/2023 - Denomina Rua Cinquentário e Rua Leonardo Steiner, os trechos da Rua Cinquentenário Leonardo Steiner que menciona e dá outras providências. (Autoria: Célio Elias – PT)

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE