• Vereadores e produtores de maracajá visitam feira da Coopafi

Vereadores e produtores de maracajá visitam feira da Coopafi

24 Ago, 2018 17:06:16 - Geral

Içara (SC)

A visita realizada por produtores da agricultura familiar e artesãos de Maracajá à feira da Cooperativa de Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi), nesta sexta-feira (24), fortaleceu ainda mais a intenção de realizar uma feira no Parque Ecológico Maracajá. Os maracajaenses ficaram entusiasmados com estrutura da feira em Içara, com a importância do "vale-feira" concedido pela Prefeitura aos seus empregados e a com a troca lixo reciclável por vale-feira, promovido pela Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai).

O grupo composto por 14 pessoas, entre produtores, artesãos, diretores municipais, vereadores e o prefeito Arlindo Rocha, foi recebido pelo superintendente da Fundai, Ivan Réus. Na feira, que funciona ao lado da rodoviária, Réus detalhou como o empreendimento funciona e destacou como fundamental a Coopafi para que o processo chegasse a atual realidade. A atividade existe desde 2002 e se tornou referência em Santa Catarina. Além dos maracajaenses, visitantes de outras duas cidades estavam em Içara com o mesmo objetivo.

"A cooperativa e o cooperativismo dão vida a este projeto que é muito interessante e vem se aperfeiçoando; creio que devamos partir deste princípio, se nosso pessoal assim entender, pois é a partir da cooperativa que toda situação se torna legal e sustentável", definiu o prefeito Arlindo Rocha. A troca de lixo reciclado por "vale-feira", que começou neste mês se mostrou uma iniciativa válida, mas que exige aperfeiçoamento para evitar distorções como as que já são observadas.

O secretário de Meio Ambiente e Turismo de Maracajá, Antenor Rocha, considerou interessante a visita à feira de Içara. "O pessoal ficou ainda mais entusiasmado, sinto que a nossa feira, no Parque Ecológico, está cada vez mais fortalecida e se tornou um processo sem volta", disse Antenor. Na próxima terça-feira (28), às 9h, produtores, artesãos, diretores de departamentos municipais e representantes da Epagri e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maracajá voltam a se reunir no Parque Ecológico, para retomar os debates.

O presidente da Câmara, vereador Geraldo Leandro, enfatizou que a experiência de Içara é um exemplo importante a ser seguido, no que concordou o diretor de Agricultura de Maracajá, Luiz Martinello, o Neguinho, salientando a importância do cooperativismo dos produtores içarenses. A diretora do Departamento de Assistência e  Bem Estar Social, Suélen Zandonadi, acredita que o projeto é perfeito para os objetivos do programa de Inclusão Produtiva de Maracajá.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal