• Vereadores autorizam ingresso de Forquilhinha (SC) ao CIS Macro Sul

    O projeto foi aprovado por 5 a 4, com o voto de desempate do presidente Valdeci Figueredo.

Vereadores autorizam ingresso de Forquilhinha (SC) ao CIS Macro Sul

16 Mai, 2023 11:38:17 - Geral

Forquilhinha (SC)

O projeto que autoriza o ingresso de Forquilhinha (SC) ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Macro Sul (CIS Macro Sul) e ratifica o protocolo de intenções foi aprovado nesta segunda-feira, dia 15, na Câmara de Vereadores. O PE nº 14/2023 recebeu cinco votos a favor e quatro contra, com o voto de desempate do presidente Valdeci Figueredo (PDT). Além de Forquilhinha, os municípios de Criciúma, Cocal do Sul, Nova Veneza e Siderópolis devem fazer parte do novo consórcio, criado após divergências com a gestão atual do CIS-Amrec.

“Eu vou arriscar dando um voto de confiança nesse projeto do Executivo. Ele deveria ser mais discutido, porém a pressão está grande nos municípios que vão participar do novo consórcio. Se errar, não será só Forquilhinha, mas será um erro dos cinco municípios e a população vai saber que tiraram algo que estava dando certo para arriscar. Só que para ganhar também é preciso arriscar”, justifica Figueredo.

O projeto foi inserido em regime de urgência durante a sessão, que chegou a ser suspensa por duas vezes para os pareceres das comissões. Na Comissão de Constituição e Justiça, o parecer foi pela reprovação, e na Comissão de Finanças foi pela aprovação. “Os cinco municípios estão criando um novo consórcio que, segundo o prefeito, vai gerar economia e oferecer melhor quantidade de exames médicos à população”, disse o vereador Célio Elias (PT) que votou a favor junto com a Ivone Minatto (PSD), José Nardi (PSD) e Jucemar Borges (PP).

Os vereadores Marcos Rocha Macedo (PDT), Dinho Rampinelli (PL), Felipe Dordete (PP) e Marilda Casagrande (PP) votaram contra demonstrando preocupação com a falta de discussão sobre o projeto. “Ninguém é contra a criação do novo consórcio, desde que seja melhor construído. O projeto entrou para leitura na semana passada, não ouvimos o secretário e nem o pessoal do consórcio atual. Se não funcionava com 27 municípios fazendo o rateio de custos, agora em cinco vai resolver? Empurrar goela abaixo na Câmara não dá”, declara Macedo.

Parecer

Comissão de Finanças: Aprova o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, sobre as contas do município relativas aos exercícios de 2019 e 2020 da Prefeitura Municipal de Forquilhinha.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE