• Van do Direitos estará em Içara (SC) para atendimento jurídico à população

Van do Direitos estará em Içara (SC) para atendimento jurídico à população

24 Jul, 2023 09:08:30 - Geral

Içara (SC)

A Van dos Direitos da Defensoria Pública de Santa Catarina (DPESC) está em Içara (SC), nesta segunda-feira (24/7/2023), com o projeto “Defensoria Vai até Você”. Uma equipe  oferece assistência judicial e extrajudicial gratuita a quem precisa.

O atendimento será realizado entre as 10h e 17h  na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Esplanada, no município.

Serão atendidas pessoas com renda familiar de até três salários mínimos e que necessitem de serviços como: orientação jurídica voltada ao Direito da Família, ajuizamento de ações, investigação de paternidade/maternidade, divórcio, regulamentação de guarda, visita e alimentos, além de registros civis e solicitação de certidões de nascimento, casamento e óbito.


A Van de Direitos é adaptada e equipada com toda a estrutura necessária ao acolhimento dos usuários e usuárias nas ações itinerantes. A meta da DPESC é levar serviços públicos e acesso à Justiça às pessoas excluídas da rede de proteção e promoção social, por viverem em regiões afastadas, em áreas de conflito ou até mesmo em situação de rua, pobreza ou miséria.

*Mais de 400 atendimentos em Joinville*

Na última quinta-feira (20) o Mutirão da Cidadania esteve em Joinville, onde atendeu mais de 400 pessoas.

O serviço mais procurado foi a atualização da certidão de nascimento, totalizando 224 solicitações da segunda via do documento, que serão entregues em 15 dias na comunidade.

“Atendemos pessoas do Brasil inteiro em situação de hipervulnerabilidade, ouvimos relatos sobre o alto custo das certidões. Estamos felizes e muito satisfeitos de poder ajudar famílias inteiras em busca desse auxílio”, explicou a defensora Juliane Schlichting.

]Foi o caso da assistida Lucicleia da Silva, 30 anos, que procurou o mutirão com o marido, Paulo Cezar Dias de Lima, 34 anos, para conseguirem a segunda via do documento.

“Viemos de Belém do Pará e precisamos da certidão para podermos casar. Ainda bem que conseguimos fazer de graça aqui com a Defensoria, pois não teríamos como pagar o que nos cobraram no cartório. O valor chegou a R$ 291 para cada um”, contou o casal, que  agora poderá oficializar a união de 17 anos junto  com os quatro filhos.

A próxima  parada do Mutirão da Cidadania será em Florianópolis, no sábado dia 29, na Vila Aparecida, onde também será realizada a Posse Popular dos novos defensores e defensoras públicas na comunidade.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal