• Vaga na Copa do Brasil será definida em sorteio e Tigre questionará a CBF

Vaga na Copa do Brasil será definida em sorteio e Tigre questionará a CBF

27 Dez, 2022 12:07:20 - Esporte

Criciúma (SC)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta segunda-feira (26/12/2022), que o Criciúma Esporte Clube não está com a vaga garantida para a Copa do Brasil de 2023. As projeções eram de que o clube conquistaria a classificação para a competição nacional ficando com a última posição reservada para os dez times que garantem a vaga via Ranking Nacional de Clubes (RNC), o que acabou não ocorrendo. A definição será efetuada em sorteio.

De acordo com o regulamento da competição, dez vagas para a Copa do Brasil 2023 são para clubes classificados via RNC, excluídos os clubes já classificados pelos critérios 1 e 2. Segundo a CBF, na definição destes dez clubes classificados, verificou-se o Tigre tem o mesmo número de pontos que o Guarani-SP na disputa pela décima vaga e que não há um critério de desempate definido em regulamento.

Veja como é a definição dos times classificados para a Copa do Brasil:

Critério 1: 12 (doze) vagas, para os clubes classificados para a CONMEBOL Libertadores de 2023, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B de 2022 e clubes complementares oriundos do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, respeitando a ordem da classificação final, caso seja necessário para se completar as 12 vagas;

Critério 2: 70 (setenta) vagas, para os clubes classificados nas competições estaduais de 2022, excluídos os clubes já identificados no critério 1;

Critério 3: 10 (dez) vagas, para os clubes classificados via RNC de 2023, excluídos os clubes já identificados nos critérios 1 e 2.

A CBF realizará um sorteio entre Criciúma-SC e Guarani-SP  para definir quem ficará com a décima e última vaga via RNC. O horário e a data de quando o sorteio acontecerá está indefinida e deve ser comunicada para a Federação Catarinense de Futebol (FCF) e para a Federação Paulista de Futebol (FPF) em breve.

O presidente do Criciúma. Vilmar Guedes, , informou para a imprensa que, em um primeiro momento, o clube, através do departamento jurídico, questionará a CBF sobre o motivo do sorteio e porque o tricolor carvoeiro não foi o escolhido. A FCF também será acionada para que o clube possa definir o caminho a ser seguido. Guedes acrescentou que, caso o Criciúma entende  que juridicamente há embasamento para questionar a decisão da CBF, o clube não descarta uma possível judicialização do caso para ficar com a vaga na competição nacional.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança