• Vacina Coronavírus: 208 maracajaenses já receberam a 1ª dose da vacina

Vacina Coronavírus: 208 maracajaenses já receberam a 1ª dose da vacina

12 Fev, 2021 18:02:04 - Saúde

Maracajá (SC)

O Departamento Municipal de Saúde de Maracajá iniciou na segunda quinzena do mês de janeiro a vacinação contra a COVID-19. O município recebeu até o momento 208 doses da vacina -  CoronaVac - produzida no Brasil pelo Instituto Butantan e da Oxford-AstraZeneca - desenvolvida na Índia em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo a diretora de Saúde de Maracajá, Michele Constantino Gonçalves, as doses estão sendo aplicadas conforme determina o Plano Estadual de Vacinação, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde. "Iniciamos a imunização nos profissionais da saúde, que atuavam na linha de frente da Covid-19,  como em centros de saúde, triagem e hospitais, e ainda profissionais de laboratórios que coletam materiais para exame do coronavírus.  Também foram contemplados idosos residentes em  Instituições de Longa permanência 'casas asilares' e pessoas maiores de 18 anos com deficiência  institucionalizadas", explicou.

No início desta semana Maracajá recebeu mais 40 doses, destinadas aos idosos acima de 90 anos. "Foram vacinados 8 idosos deste grupo, que estavam cadastrados na  Estratégia Saúde da Família (ESF). Já as demais doses serão  distribuídas para as casas de repouso (novos idosos asilados), profissionais de saúde das Instituições de longa permanência e profissionais da saúde Cemasas", detalha a diretora de Saúde.

Planejamento

O Departamento de Saúde planeja iniciar na próxima semana a vacina da segunda dose nas casas de repouso e no Cemasas, com isso já terá maracajaenses com 100% de cobertura vacinal contra o coronavírus. "O intervalo entre as duas doses da CoronaVac deve ser entre duas e quatro semanas. Já da vacina da AstraZeneca/Oxford, o intervalo recomendado é de 12 semanas", relata Michele.

Estratégia da Campanha

Conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde, o planejamento da campanha é que a aplicação das doses seja feita de forma escalonada: ela iniciou para aqueles com 90 anos ou mais. Em um segundo momento, será a vez do público com idade entre 85 e 89 anos, a partir do recebimento da quinta remessa; 80 e 84 anos, na sexta remessa e, por fim, 75 a 79, com o recebimento da sétima remessa. Os demais idosos, de 60 a 74 anos de idade, também serão vacinados, conforme o recebimento de novas doses.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, na Regional de Saúde de Araranguá, que compreende todos os 15 municípios da Amesc, são 910 idosos com 90 anos; 1841 idosos de 85 a 89 anos; 2850 idosos de 80 a 84 anos; 4617 idosos de 75 a 79 anos; 7072 idosos de 70 a 74 anos; 9505 idosos de 65 a 69 anos; 11942 idosos de 60 a 64 anos, que totalizam 38738.

As definições de grupos prioritários e a ordem de vacinação foram estabelecidas pelo Governo Federal, segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença.

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE