• UniSatc completa duas décadas de excelência educacional

    A instituição de ensino celebra os 20 anos reforçando o compromisso com o desenvolvimento dos estudantes – e de toda a região.

UniSatc completa duas décadas de excelência educacional

24 Nov, 2023 09:02:43 - Educação

Criciúma (SC)

O Centro Universitário UniSatc completa nesta quinta-feira (23) duas décadas de formação profissional e compromisso com a excelência educacional de toda a região sul catarinense. A instituição, que iniciou as atividades em 2003 com apenas um curso, ao longo desses 20 anos construiu uma sólida trajetória, baseada no compromisso com o desenvolvimento dos alunos e fortalecimento do mercado de trabalho. Atualmente, o centro universitário oferece 11 cursos de ensino superior, que são voltados para as áreas da Comunicação, Engenharias e Negócios, além de cursos de pós-graduação e mestrado.

A história da UniSatc começou ainda em 2002 em uma reunião de planejamento estratégico, onde foi comentado sobre a vontade de oferecer ensino superior na Satc, que até então atuava apenas na formação técnica. “Então topamos o desafio e colocamos projeto em prática, fazendo o credenciamento e indo atrás de tudo que era necessário para iniciar a, na época, Faculdade Satc”, relembra o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

A instituição iniciou com o curso de Engenharia Elétrica, na sequência criou o curso de Engenharia Mecânica e depois apostou na área da Comunicação, oferecendo o curso de Jornalismo. “A gente conseguiu nessas primeiras turmas formar alunos espetaculares, em que muitos estão no mercado trabalho aqui da região e ocupando ótimos cargos. Então a gente vê o sucesso que eles tiveram”, destaca o reitor.

Desde o momento em que a instituição abriu as portas, a missão tem sido proporcionar uma educação de qualidade, preparando os acadêmicos para enfrentar os desafios profissionais com conhecimento, ética e determinação. Para o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan, um dos diferenciais ao longo dos anos foi o protagonismo no lançamento dos cursos. 


“A maioria dos cursos, nós fomos os primeiros a implementar região, como Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Jornalismo, Design, Engenharia de Software... Enfim, vários em que a gente conseguiu proporcionar às pessoas, que antes tinham que migrar para outras cidades e estados, a possibilidade de estudar no lugar onde moram”, ressalta. 

Desenvolvimento regional 

Ao longo desses 20 anos, com a chegada da UniSatc, Criciúma testemunhou o crescimento não apenas físico da instituição, com novas salas de aula, laboratórios e instalações modernas, mas também o crescimento intelectual e emocional de inúmeras gerações de estudantes. Isso, conforme Castelan, se deve ao compromisso com cada acadêmico desde o momento em que ele inicia o curso até chegar no mercado de trabalho.

“Os egressos dos nossos cursos têm uma inserção muito rápida do mercado de trabalho e ele é visto com um olhar diferente, com características importantes, tanto na parte técnica quanto também na parte de relacionamento interpessoal. Então o nosso compromisso com o estudante não encerra na formatura, se perpetua dando suporte para que ele consiga ser um líder, um gestor de sucesso, ou um empreendedor, alcançando o seu sucesso profissional, social e econômico”, completa. 

Já para o futuro, a meta é continuar inovando, aprimorando métodos pedagógicos e fortalecendo os laços com o mercado de trabalho. “À medida em que celebramos estas duas décadas de realizações, renovamos nosso compromisso com a missão que nos impulsiona desde o início: inspirar mentes jovens, cultivar talentos e moldar o futuro. Vamos buscar que os próximos anos sejam tão promissores quanto os que passaram, e que continuemos inspirando gerações futuras a alçarem voos ainda maiores”, finaliza o reitor da instituição. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE