• Unidades de Saúde de Içara (SC) recebem ações do Janeiro Branco

    A programação terá palestras nas salas de espera visando conscientizar os pacientes para a importância do autocuidado.

Unidades de Saúde de Içara (SC) recebem ações do Janeiro Branco

02 Jan, 2024 10:35:19 - Saúde

Içara (SC)

O Governo de Içara (SC), por meio da Secretaria de Saúde, inicia o ano com mais uma realização da campanha Janeiro Branco, alertando a população para a importância de darmos atenção à saúde mental. Durante o mês, as Unidades de Saúde da Família (USFs) receberão palestras com temas relacionados ao autocuidado.

“No município, além das USFs, onde haverá o atendimento com profissionais qualificados que, se necessário, farão os encaminhamentos, os pacientes podem procurar o Ambulatório de Saúde Mental, no bairro Jardim Elizabete. Lá, acontece o atendimento aos quadros leves e moderados, com psicólogo e psiquiatra para crianças, jovens e adultos”, explica o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.

Os pacientes com quadros mais severos, que demandam tratamento terapêutico frequente, são direcionados ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no bairro Cristo Rei. O local abriga grupos terapêuticos e tem à disposição uma equipe multidisciplinar, com médico, nutricionista, enfermeiro, educador físico, assistente social, psicólogo e psiquiatra. Em anexo ao CAPS está o Ambulatório de Álcool e Drogas, atendendo os dependentes químicos.

“A saúde mental pede cuidados individuais, rede de apoio e atendimento qualificado. Não podemos negligenciar. Caso você esteja passando por um momento conturbado, peça ajuda. Sempre há um caminho para a solução”, destaca a psicóloga Jadna De Stefani Milioli, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde.

A programação do Janeiro Branco inicia nesta quinta-feira, dia 4, com uma palestra na USF do bairro Jardim Silvana. Os encontros sempre acontecerão nas salas de espera das unidades, no início da manhã, enquanto os pacientes aguardam pelos atendimentos de rotina. No dia 24, o auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti receberá uma palestra com o psicólogo Luís Claiton Ehlers. Com o tema ‘Autocuidado: quem cuida de nós?’, o evento irá começar às 13h e é aberto ao público. 

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança