• Unesc tem 10 pesquisadores contemplados com Bolsa pelo CNPq

    O resultado representa o destaque e o comprometimento da Universidade no eixo da Pesquisa. 

Unesc tem 10 pesquisadores contemplados com Bolsa pelo CNPq

18 Fev, 2023 21:51:39 - Educação

Criciúma (SC)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou esta semana a classificação de 10 pesquisadores da Unesc contemplados com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ), por meio da Chamada 09/2022. A notícia foi recebida com entusiasmo na Instituição, que tem a Pesquisa como uma das fortes premissas. Ao conceder as Bolsas aos pesquisadores que se destacam, o Conselho visa incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação.

Para serem agraciados com o financiamento dos estudos, os pesquisadores submeteram seus planos de trabalho e os objetivos da pesquisa ao CNPq, que aprova os melhores avaliados. “Para nós, representantes de uma Universidade Comunitária, é muito importante configurarmos no quadro do CNPq. É muita satisfação e recebemos com imensa alegria, por que a Bolsa de Produtividade é um reconhecimento do Conselho, pela produção de pesquisa que são desenvolvidas nos laboratórios espalhados pelo nosso campus.  Isto demonstra o comprometimento da Unesc com o desenvolvimento local, regional e estadual, na busca de soluções inovadoras em benefício da comunidade em geral”, avaliou o diretor de Pesquisa e Pós-graduação stricto sensu, Ismael Gonçalves Alves.

Conheça os pesquisadores contemplados e as linhas de pesquisa:

Alexandra Ioppi Zugno
Linha de pesquisa: Transtornos mentais: esquizofrenia

O projeto aprovado visa promover meios de superar as barreiras para o diagnóstico dos transtornos psiquiátricos através da análise de marcadores fisiológicos disponíveis comumente em laboratórios de análises clínicas. O diagnóstico tardio acaba tendo um atraso na intervenção do paciente, o que causa prejuízo no desfecho dos pacientes psiquiátricos. Estudar e avaliar marcadores que possam ser usados como diagnóstico pode ser uma boa estratégia para melhorar esse processo

Antônio Augusto Schafer
Linha de pesquisa: Epidemiologia aplicada a serviços de saúde

É uma pesquisa com as gestantes atendidas na Atenção Primária à Saúde de Criciúma. Como este é um grupo ainda pouco estudado no contexto pandêmico, os resultados contribuirão com a gestão municipal e estadual no que se refere à reorganização da atenção à saúde das gestantes no período pós-pandemia. Além disso, possibilitar-se-á a implementação de ações e políticas direcionadas às gestantes, em especial, àquelas mais impactadas pela pandemia de Covid-19. Afora as questões relacionadas à violência, também será avaliado qualidade de vida, sintomas depressivos e de ansiedade, bem como questões sociodemográficas e de saúde.

Eduardo Pacheco Rico
Linha de pesquisa: Dependência química, alcoolismo e neuroproteção

Neste projeto será utilizado um modelo de exposição ao álcool como perspectiva translacional para entender as funções cerebrais. Além disso, serão testadas moléculas com propriedades neuroprotetoras capazes de mitigar os efeitos neurotóxicos do consumo abusivo do álcool. O peixe-zebra é um organismo considerado ideal para a busca de molecular neste sentido como estratégia para testes complementares pré-clínicos.

Fabiano Raupp Pereira
Linha de pesquisa: Integração circular de recursos minerais em materiais cerâmicos a partir da valorização de resíduos

A economia circular é uma alternativa à atual economia linear de extração, transformação e descarte na medida em que oferece prosperidade à sociedade ao mesmo tempo em que reduz sua dependência de materiais finitos e fontes de energia não renováveis. O projeto aprovado está relacionado à valorização de resíduos com a minimização de gastos energéticos, reduzido custo e propriedades adequadas a diferentes aplicações. Neste contexto, o uso de recursos minerais secundários com características potenciais para serem reutilizados demonstra uma perfeita adequação de suprimento de materiais de baixo impacto ambiental a partir de subprodutos industriais.

Josiane Budni
Linha de pesquisa: Envelhecimento; fatores de risco para o envelhecimento neurológico patológico; doença de Alzheimer; Cognição; Neurodegeneração

A pesquisa estuda o envelhecimento, a doença de Alzheimer, a cognição,e as estratégias terapêuticas para doenças do envelhecimento, como o Alzheimer, bem como os mecanismos fisiológicos e patológicos do envelhecimento. Neste projeto, será estudado a relação entre o intestino e cérebro, e os fatores de risco, envolvendo este eixo, para o desencadeamento da doença de Alzheimer e o tratamento com probiótico como estratégica terapêutica, tanto em modelo animal, como em estudo clínico.

Juliano Bitencourt Campos
Linha de pesquisa: Arqueologia entre rios: estratigrafia e cronologia dos concheiros do Extremo Sul Catarinense

Os sítios arqueológicos denominados como concheiros ou sambaquis são acúmulos de conchas e material orgânico encontrados em diversas regiões litorâneas do Brasil. Mesmo sendo um dos tipos de sítio arqueológico mais conhecidos no Brasil, ainda não são claros os processos culturais, cronológicos e naturais associados ao surgimento dessas estruturas, salvo em alguns projetos pontuais de âmbito regional e local. Nesse sentido, estudos focados na descrição estratigráfica ligada à formação dos sítios, sequência cronológica, cultural e topografia das estruturas são de crucial importância para a compreensão dos depósitos arqueológicos e de seu significado.

Paulo Cesar Lock Silveira
Linha de pesquisa: Proteção e reparo tecidual

O objetivo deste trabalho é investigar o uso de agentes eletrofísicos associados a nanopartículas de ouro reduzidas com curcumina no processo de cicatrização de feridas crônicas. Acredita-se que o uso associado destas técnicas é capaz de desenvolver uma nova modalidade terapêutica no tratamento de lesões cutâneas, com efeitos potencializados envolvidos no processo de cicatrização epitelial e na redução dos danos causados pelo processo inflamatório agudo e perpetuado na pele.

Ricardo Andrez Machado de Avila
Linha de Pesquisa: Desenvolvimento de teste sorológico rápido e ultrassensível para doenças endêmicas

A proposta deste projeto visa o design de produção e caracterização de moléculas peptídicas e nanopartículas que serão combinadas e aplicadas na produção de novos diagnósticos sorológicos para doenças negligenciadas e endêmicas. Esta proposta é uma grande oportunidade para dar continuidade na linha de pesquisa de diagnóstico de doenças e aperfeiçoar a metodologia da proposta do triênio anterior. Pretende-se encontrar através de metodologia de bioinformática já padronizada em nosso laboratório epítopos conformacionais de proteínas alvos para o sorodiagnóstico da doença alvo que será estudada.

Sabrina Arcaro
Linha de pesquisa: Desenvolvimento de Materiais Nanoestruturados para Aplicação em Hipertermia Magnética

A hipertermia magnética é uma técnica promissora para o tratamento de câncer. Ela envolve o uso de nanopartículas magnéticas para aquecer o tecido tumoral a temperaturas letais, enquanto se minimiza o dano aos tecidos normais circundantes. A eficácia da hipertermia magnética depende fortemente das propriedades das nanopartículas magnéticas utilizadas, como tamanho, forma, composição, anisotropia magnética, distribuição e funcionalização. E são essas nanopartículas que estamos desenvolvendo em laboratório, assim como todo o sistema que gera o campo magnético. O desenvolvimento de tais materiais nanoestruturados para aplicação em hipertermia magnética é uma área em constante evolução, com muitos desafios a serem superados até chegar em sua aplicação efetiva. No entanto, essa técnica tem um grande potencial para melhorar o tratamento do câncer e reduzir seus efeitos colaterais.

Vanessa Moraes de Andrade
Linha de pesquisa: Efeitos da administração crônica de melatonina em camundongos swiss de diferentes idades, sobre parâmetros genéticos, bioquímicos e comportamentais

O processo de envelhecimento é um fenômeno multifatorial associado a diminuição das funções fisiológicas e celulares e propensão aumentada para várias doenças degenerativas, portanto, o uso de antioxidantes pode contribuir para minimizar esse quadro. Estudos usando melatonina, um potente antioxidante natural, vêm ganhando destaque, uma vez que sua produção diminui com o avanço da idade. Nesse contexto, este estudo busca avaliar os parâmetros comportamentais, genotóxicos e de estresse oxidativo em camundongos suplementados com melatonina por diferentes tempos até o envelhecimento..

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança