• Unesc inicia entrega do Plano de Desenvolvimento da Amesc em abril

    O projeto prevê a entrega de 16 documentos com metas que irão contribuir com o desenvolvimento do Extremo Sul catarinense.

Unesc inicia entrega do Plano de Desenvolvimento da Amesc em abril

17 Fev, 2023 10:11:28 - Geral

Araranguá (SC)

“Os sonhos da Amesc são os sonhos da Unesc”. A frase da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, confirma o envolvimento e preocupação que a Universidade Comunitária tem com a região onde está inserida.

As palavras foram proferidas nesta quinta-feira (16/2/2023), durante reunião que tratou do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico junto ao presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), o prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg.

Serão 15 documentos, um para cada cidade, além de um 16º que envolve toda a região, que passarão a ser entregues em abril de 2023. “A Unesc é do Sul de Santa Catarina e foi criada a partir de uma iniciativa popular para contribuir com o desenvolvimento da região. A nossa função é somar forças visando o desenvolvimento do Sul do estado. Não trabalhamos para nós. Trabalhamos para o coletivo, construindo diálogos e contribuindo com a sociedade”, comenta Gisele.

“A Amesc voltará a ser protagonista”

Almides Roberg destaca que a participação da Unesc é fundamental para que o Extremo Sul trace o seu futuro e se torne referência estadual, nacional e, porque não, mundial. “A Amesc voltará a ser protagonista. Reconheço que a Unesc colocará a nossa região em uma boa condição, pois acredito no projeto da Universidade”, relata.

O diálogo em torno da elaboração deste planejamento iniciou em 2021, quando o presidente da Associação era o prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira. Depois de tudo traçado, o ano de 2022 marcou a realização dos eventos de lançamento, quando a metodologia foi apresentada, seguida por workshops, momentos em que a sociedade foi ouvida. Neste período, o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, ocupava a presidência da Amesc. “Precisamos agradecer aos presidentes anteriores. De minha parte, a parceria entre a Unesc e a Amesc será reforçada e a Universidade terá um parceiro que irá se doar”, pontua Roberg.

Trabalho continua

Os coordenadores do Observatório Socioeconômico e de Inovação da Unesc, Thiago Fabris e Melissa Watanabe, realizam, já neste início de 2023, uma intensa agenda de visitas em todos os municípios para apresentar os dados levantados durante os workshops. “Levamos os Planos para que eles avaliem e deem o aval com relação ao que foi apontado. Depois disso, um projeto será encaminhado para todas as Câmaras de Vereadores para que seja votado”, destaca Fabris, que também participou do encontro e revelou, ainda, que restam apenas três municípios para serem visitados.

O Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amesc consiste em diagnóstico, visão de futuro e vocações, ecossistema socioeconômico, mapa estratégico e projetos estratégicos. Todas as etapas contaram com participação ativa da sociedade em 30 encontros, entre os lançamentos e workshops. Outro diferencial da proposta é que a governança, ou seja, a orientação ativa sobre a forma como os projetos serão implantados e como os recursos para os projetos estruturantes serão captados, questão que já está dentro do processo de elaboração.

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE