• "Uma escola octogenária" é o artigo de Elza de Mello Fernandes

"Uma escola octogenária" é o artigo de Elza de Mello Fernandes

11 Set, 2023 10:06:21 - Artigo

Içara (SC)

A mais antiga escola da Rede Municipal de Içara é a Escola Municipal José Fernandes Silveira.

Nascida na sala da casa de Florentino José Réus, e reconstruída como casa do Professor Elias Pacagnan. Com a elevação de Urussanga Velha, a Distrito de Criciúma, em 1933, a escola de Sanga Funda passou a ser uma escola municipal e o professor Elias Pacagnan foi removido para a escola de Sanga da Toca, em Araranguá. Nessa época foi nomeada a Professora Joana da Rosa, como regente. E ela esteve a serviço da educação da população de Sanga Funda e arredores, funcionando no mesmo lugar. Até que um incêndio consumiu a sala de aula, juntamente com a casa da professora Joana. Ela então foi procurar abrigo junto aos seus familiares e a localidade ficou sem escola. Alguns alunos frequentaram a escola em Vila Nova, outros desceram para Lombas Pedreiras, até a reconstrução da escola nas terras cedidas por José Fernandes Silveira. A professora Joana da Rosa voltou a residir na casa escola com sua família, até a criação da escola de Arroio Rincão, para onde foi transferida.

Com a saída da professora Joana da Rosa, passaram várias outras professoras e José Fernandes Silveira buscava a Professora na casa de sua família, na segunda-feira, dava pensão durante toda a semana e no final da semana, levava novamente a casa dos pais. Até que uma de suas filhas estudou e ocupou a regência da escola. Com o seu casamento e a impossibilidade de trabalhar distante de casa, ocupou a regência uma segunda filha. Era o compromisso de ter a educação a serviço das famílias locais. No princípio uma sala de aula onde estudavam meninos e meninas do 1º ao 3º ano do Ensino Primário. Mas a partir de 1933, uma escola já registrada na rede de ensino no Estado de Santa Catarina.

Apenas um caminho cortava a localidade com destino a Praia do Rincão, o lugar de pescas e a Estrada do Mar, onde os viajantes e carreteiros viajavam ligando o Sul com o resto do Brasil.

Neste sete de setembro, Dia da Pátria, a Escola José Fernandes Silveira levou em seu desfile, um bolo pelo aniversário dos 80 anos da escola, que atualmente traz em sua denominação uma homenagem a José Fernandes Silveira, tendo como seu Patrono. Ocupando uma área significativa, a Escola construída em alvenaria está às margens da Rodovia SC 445 e com seis séries de ensino, as crianças fazem a primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano.

Foi essa a escola que eu trabalhei a maior parte de minha vida profissional. Vi passar o projeto de nomeação de José Fernandes Silveira para Patrono, e sei que foi feita uma homenagem muito justa. Hoje suas filhas e nora estão aposentadas, mas suas netas continuam em sala de aula e seus bisnetos e tataranetos ali estudam.

Para coroar meu carinho, desfilamos neste Sete de Setembro com temas muito significativos. Dona Noca,Professora Joana da Rosa, representada em sua etnia afro, como primeira professora e o pelotão de alunos no seu uniforme azul e branco. Eu também desfilei como uma das ex-professoras e um pelotão de ex-alunos que constatei serem quase todos meus ex- alunos; e com muito orgulho de ver meus netos e sobrinhos-netos na fanfarra.

Ah! A fanfarra... carinho de nossa Prefeita Dalvânia por nossas crianças da zona rural. Minha alma estava em festa por essas etapas de vida passadas entre meu trabalho e o sonho de ver as escolas da zona rural ser incluídas nos projetos com igualdade.

Confesso que minha alegria foi maior que a teimosia do vento que soprava sobre nossa cidade e escorregava pelas esquinas como que anunciando o Lindo Dia da Pátria, trabalhado com tanto carinho pela administração municipal, as escolas, as crianças e o povo em geral..

Professora e historiadoia Elza de Mello Fernandes

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança