• TRE-SC participa de encontro de presidentes em Bento Gonçalves

TRE-SC participa de encontro de presidentes em Bento Gonçalves

16 Abr, 2018 10:46:57 - Política

Bento Gonçalves (RS)

Iniciou na tarde da última quinta-feira (12), na cidade de Bento Gonçalves, o 72º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL).

A abertura foi realizada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Carlos Cini Marchionatti, que recepcionou os representantes de outros estados, apresentando os magistrados do município-sede do evento e também os membros da Corte Eleitoral gaúcha. “Em ano eleitoral, é muito importante que os TREs se reúnam e estabeleçam orientações uniformes, sob a liderança do TSE”, afirmou Marchionatti.

Em seguida, ocorreu apresentação do coral De Vez em Quando, que executou os Hinos Nacional e da Justiça Eleitoral Gaúcha, bem como uma seleção de clássicos da música popular brasileira.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin, proferiu discurso em que ressaltou os encantos da cidade, localizada na região serrana do Rio Grande do Sul, e deu as boas-vindas a todos os presentes.

Logo após, houve a manifestação do presidente do COPTREL, desembargador Márcio Vidal, do TRE de Mato Grosso. O magistrado destacou os trabalhos em andamento desde sua posse no Colégio, em dezembro do ano passado.

Encerramento do primeiro dia

A sequência do evento deu ênfase às novidades na área da tecnologia da informação. O advogado Ademir Piccoli palestrou sobre o tema “Tendências de Tecnologia e Inovação para o Poder Judiciário”. Na explanação, Piccoli utilizou de sua experiência nos setores público e privado para apoiar o uso intensivo de tecnologia no ecossistema jurídico.

Para finalizar a programação do primeiro dia de encontro, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, falou sobre a implantação da identidade civil nacional. O chamado Documento Nacional de Identificação (DNI) também foi tópico em painel de que participaram, além dos palestrantes anteriores, o presidente da empresa Dataprev, André Leandro Magalhães, e o diretor de Tecnologia da Informação do Banrisul, Jorge Fernando Krug.

Segundo Janino, o DNI é baseado em um cadastro biométrico de eleitores que garante a unicidade, isso porque não existem duas digitais iguais no mundo. “Em um processo tecnológico de verificação de minúcias das digitais, nós concluímos que o cidadão que está naquela base é único. Um dos produtos dessa infraestrutura tecnológica de garantia de integridade do cidadão é o DNI, que já nasce digital, baseado no pré-requisito de que o eleitor já está unificado com os dados biométricos na base da Justiça Eleitoral”, afirmou.

Segundo dia - TRE-SC no COPTREL

Durante a manhã da sexta-feira (13), o TRE-SC teve participação ativa no Encontro. O presidente da Justiça Eleitoral catarinense, desembargador Ricardo Roesler, apresentou a campanha “O voto é meu – Meu futuro. Minha escolha, desenvolvida para incentivar o alistamento e o voto entre os eleitores jovens. “A campanha foi voltada principalmente para as mídias sociais e teve uma repercussão efetiva no público, com o compartilhamento da informação pelos próprios jovens que participaram dos vídeos e das fotos”. 

Além do presidente, o diretor-geral da instituição, Sérgio Manoel Martins, relatou aos participantes as deliberações da reunião técnica ocorrida na quinta-feira (12). Entre os destaques, propostas ao TSE para amenizar os impactos da suspensão do provimento de cargos na Justiça Eleitoral e para agilizar a aprovação da política de governança e da reestruturação orgânica dos Tribunais Eleitorais. A política de governança permitirá um alinhamento institucional entre as diferentes instâncias da Justiça Eleitoral, facilitando a implantação de diretrizes nacionais.

Finalizando o encontro, ocorreu a elaboração de ata, constando todas as propostas apresentadas pelos representantes dos Eleitorais. Um dos destaques finais foi a deliberação pela outorga da Medalha Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto ao ministro Luiz Fux, a ser entregue no próximo encontro ordinário do Colégio, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro, na cidade de Maceió, capital de Alagoas.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal