• TRE de Santa Catarina publica relatório de Gestão do Exercício 2022

TRE de Santa Catarina publica relatório de Gestão do Exercício 2022

09 Mai, 2023 09:26:07 - Política

Florianópolis (SC)

Alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário, instituída pela Resolução CNJ n. 325/2020, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) referendou a Portaria da Presidência n. 83/2021, que instituiu o Planejamento Estratégico da Casa para o período de 2021 a 2026. “Esse plano é o instrumento central para o cumprimento da missão do Tribunal, mediante a implantação dos programas, projetos e ações planejadas, além de avaliar a gestão sob o prisma das metas delineadas a partir de seus desdobramentos”, comunicou o assessor especial de planejamento estratégico e de eleições, Augusto César Campos. Na sequência, o assessor destacou que a grande novidade da gestão 2022 foi a utilização da solução tecnológica QRTot, desenvolvida pelo TRE-SC e operacionalizada em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina.

O assessor enumerou alguns resultados alcançados, como o desempenho no Prêmio CNJ de Qualidade, no Eixo Produtividade, em que o TRE-SC atingiu o 4º lugar nacional e o cumprimento das Metas 1, 2 e 4 do Conselho Nacional de Justiça, com os seguintes resultados: 109,33%, 124,08% e 199,07%, respectivamente; a constituição do Gabinete de Pronta Resposta, com a colaboração de 38 órgãos federais e estaduais de Segurança Pública; as ações adotadas para o combate à desinformação e às fake news, em colaboração com o Tribunal Superior Eleitoral e entidades parceiras e a publicação do Guia sobre Desinformação pelo Tribunal catarinense.

Em seguida, também foram apresentadas outras medidas que obtiveram êxito: o reforço no Disque-Eleitor, o Tira-Dúvidas e o aplicativo pardal para atender às eleitoras e aos eleitores, dirimindo as dúvidas do público externo. E com o intuito de apresentar transparência à sociedade, a Justiça Eleitoral catarinense lançou a campanha institucional “Você Vê – Recursos públicos em campanha”. E Augusto Campos destacou que a Corte catarinense concluiu em 16 de dezembro do ano passado os julgamentos das prestações de contas de todos os eleitos, encerrando com êxito o ciclo do processo eleitoral com a diplomação desses candidatos vitoriosos no dia 19 do mesmo mês.

O então presidente do Tribunal, des. Leopoldo Augusto Brüggmann, que comandou as Eleições 2022, em seu relatório, ressaltou a eficácia do aplicativo QRTot, o qual "demonstrou a otimização dos procedimentos de auditoria de funcionamento da urna e o acompanhamento das eleições por missões de observadores nacionais e internacionais, que fomentaram a efetiva fiscalização do resultado das eleições por essas entidades, servindo como mais uma atestação de credibilidade no processo eleitoral”. E prosseguiu com elogios à expertise do corpo funcional da Justiça Eleitoral catarinense: “No exercício de 2022 este Tribunal atualizou sua Cadeia de Valor, consolidando um mecanismo de gestão representativo de macroprocessos de trabalho da Instituição que geram valor público à sociedade”.

Por fim, o assessor Augusto Campos salientou um avanço relacionado à linguagem utilizada nos relatórios de cinco anos para cá: “Anteriormente, esses relatórios eram redigidos com um vocabulário direcionado aos auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), mas passaram a ser elaborados com uma linguagem simples e objetiva, de modo que estudantes, pesquisadores e cidadãos interessados consigam compreender o registro, que não é mais tão técnico. Além disso, passou a contar com infográficos informativos, que contribuem na compreensão”.  E seguiu a linha de raciocínio explicando que se ganha em transparência na administração pública ao prestar contas à população.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal