• Transbordamento do Rio Urussanga pode ampliar alagamentos em MF

Transbordamento do Rio Urussanga pode ampliar alagamentos em MF

07 Out, 2023 19:25:23 - Geral

Morro da Fumaça (SC)

Em nível de alerta desde a última sexta-feira (6/10/2023), a Defesa Civil juntamente com a equipe do Governo Municipal de Morro da Fumaça (SC), desde as primeiras horas deste sábado (7) está percorrendo as ruas do município para identificar os problemas causados pela chuva persistente registrada desde o final da tarde de sexta-feira.

Estação Cocal é a localidade mais afetada no município. Aproximadamente 70 residências foram atingidas pela enchente causada pelo extravasamento dos rios Urussanga e Cocal, impactando diretamente cerca de 200 pessoas.

O Governo Municipal ativou dois abrigos: o Múltiplo Uso, do bairro Esperança, e o Salão Paroquial Estação Cocal, para realizar o acolhimento dos desabrigados. Até o momento, 60 famílias estão desalojadas, algumas delas passaram pelos abrigos, mas já se encontram em casas de familiares.

O aumento do nível do rio Urussanga é o que mais preocupa. A elevação da água, no decorrer da tarde, resultou na interdição da SC 443, Rodovia Gregório Espíndola, que dá acesso à localidade Santa Apolônia e Sangão. A expectativa é que o extravasamento deve se acentuar dentro das próximas horas, aumentando os problemas em determinadas áreas da cidade.

“O rio continua subindo e deve ampliar o raio de inundações, afetando a parte mais baixa da cidade. Os bairros Picadão, Paladini e Naspolini demandam maior atenção. Pedimos que a população evite transitar ou trafegar em áreas alagadas. Em caso de emergência, orientamos que liguem para a Defesa Civil (48) 9.9610-3918 ou para os Bombeiros através do 193”, pontua o Secretário de Infraestrutura e coordenador da Defesa Civil de Morro da Fumaça, Natan Felipe Souza.

No começo da manhã, em linha Torrens, devido ao extravasamento do rio de mesmo nome, alguns terrenos ficaram alagados, sem causar maiores problemas. As rodovias Fortunato Salvan, Biazio Maragno e a Estrada Geral Picadão Paladini também apresentaram alagamentos. Entretanto, somente a Fortunato Salvan e a Biazio Maragno precisaram de interdição.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança