• Trabalhadores das indústrias plásticas definem reivindicações com aumento rea

Trabalhadores das indústrias plásticas definem reivindicações com aumento rea

29 Mar, 2021 15:48:24 - Economia

Criciúma (SC)

Os presidentes dos sindicatos patronais das indústrias plásticas descartáveis, flexíveis e de materiais reciclados de Criciúma e região já receberam o rol de reivindicações aprovados pelos trabalhadores do setor para renovação da convenção coletiva dos mais de 8 mil profissionais da área, em 29 municípios do sul catarinense.

O rol foi aprovado em assembleias realizadas durante os dias 15 e 24 de março nos horários de trocas de turnos das empresas e em duas assembleias presenciais na sede do sindicato da categoria. Uma delas, a última, via internet, pela página do Sindicato no Facebook, que já teve quase duas mil visualizações.


“A pandemia para os trabalhadores trouxe prejuízos; foram muitos desafios, mas nos provocou a superar obstáculos e as assembleias nas portas das fábricas e a comunicação pelas redes sociais representaram avanço significativo na participação da categoria na campanha salarial”, ressalta Carlos de Cordes, o Dé, presidente do Sindicato profissional.

Durante nove dias, nas portas das fábricas, trabalhadores votaram na proposta da diretoria do sindicato e fizeram sugestões ao rol de reivindicações. “Em assembleias convencionais e tradicionais, normalmente em salões de igrejas ou clubes, a participação dos trabalhadores não era tão expressiva”, explica o dirigente sindical.

Na soma de visualizações da assembleia final no Facebook e as realizadas nas fábricas durante nove dias, contabiliza Carlos de Cordes, se aproxima a 50% dos trabalhadores a participação da categoria na primeira fase da campanha salarial 2021/2022. Segundo ele, agora, inicia a segunda etapa, a negociação com a classe patronal.

No rol de reivindicações, enfatiza Dé, a categoria quer a manutenção da convenção coletiva que termina em 31 de março próximo, reposição da inflação pelo INPC, mais ganho real nos salários e no abono/PLR. “Os trabalhadores não abrem mão de manter direitos e conquistas que estão na atual convenção”, finaliza de Cordes.

A data base do setor é 1° de abril.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE