• Sustentabilidade social e soluções para o lixo são pautas de reunião

Sustentabilidade social e soluções para o lixo são pautas de reunião

02 Out, 2017 10:38:04 - Política

Criciúma (SC)

O vereador Aldinei Potelecki (PRB) participou de uma reunião com um deputado federal do PRB/RS, onde conversaram sobre propostas de soluções relacionadas ao lixo para serem trabalhadas em Criciúma e agregar valor à cadeia produtiva do segmento. Visita a uma usina no Brasil e outras três em andamento deve acontecer ainda este ano.

O encontro entre o grupo do vereador Aldinei Potelecki e o deputado Carlos Gomes (PRB/RS) aconteceu em Porto Alegre (RS), na sexta-feira (29), no escritório do deputado que coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Além do vereador, participaram da reunião: Anderson Collodel, proprietário da PowerGen e Adriano Pereira, empresário de Criciúma.

Anderson fez a apresentação de uma usina de lixo que transforma os resíduos em renda de R$ 1,3 milhões/mês. “Os derivados e subderivados podem ser utilizados na indústria química, fundição e cerâmica”, enfatiza Collodel. A usina some com lixo, gera renda e lucro aos seus investidores, com resultados sociais, ambientais e de grande valor econômico, inclusive podendo gerar eletricidade, segundo o proprietário da PowerGen.

O próximo passo será uma visita do grupo de Potelecki e do deputado Carlos Gomes a uma usina no Brasil e outras três em andamento avançado para conhecerem, in loco, o modelo que o vereador vai trabalhar para ser implantado em Criciúma.

Entre as soluções para a questão, o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem defende a reestruturação das cooperativas de reciclagem e uma linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as indústrias do setor.

“Hoje nós em Criciúma pagamos uma fortuna para enterrar o lixo, o que não é ecologicamente correto. Já existe tecnologia que some com o lixo, que pode transformar o lixo em energia e essa energia ser utilizada nos prédios públicos”, destaca Potelecki.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTOS/EMERSON TEIXEIRA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE