Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae/SC lança novo portal
Florianópolis (SC)
Empreendedores que buscam informações, dicas e tendências de mercado em áreas como alimentação e bebidas, beleza e bem-estar, casa e construção terão, a partir de fevereiro, acesso a relatórios gratuitos de inteligência competitiva disponibilizados pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC. Desde o dia 15 de fevereiro, o novo portal do SIS amplia os serviços prestados para micro e pequenas empresas e passa a produzir material também para esses setores.
"As principais dificuldades dos empreendedores estão relacionadas a questões ligadas à gestão e à descoberta de novas oportunidades de negócios. O SIS auxilia exatamente nisso, monitorando tudo que está acontecendo no mercado, apresentando as tendências, novos nichos, casos de sucesso, e pesquisas sobre os setores" afirma Leandro Kalbusch, analista técnico do Sebrae/SC. Somente em 2017, os conteúdos do SIS ajudaram mais de 22,3 mil empreendedores do país a conhecer novos modelos de negócio, dados setoriais e dicas para qualificar a produção e o relacionamento com o cliente.
Os novos segmentos abordados pelo SIS representam mercados com ampla cadeia produtiva, o que demanda aos empreendedores uma visão completa do setor e de que forma seus negócios podem gerar valor para a indústria e os consumidores. Um dos destaques é a inclusão do segmento de Economia Digital, que está em franco crescimento com o surgimento de empresas de software e serviços digitais e de tecnologia, empresas de comunicação, games e outras.
Além dos relatórios setoriais, o SIS vai publicar no portal novos produtos como:
Potencial de mercado: um relatório visual, em formato de infográfico, que aponta os principais dados do mercado analisado e ajuda o empresário a identificar quais as regiões mais se destacaram na oferta do seu produto ou serviço, onde possui mais mão de obra empregada, volume de vendas e consumo.
Cenários prospectivos: São descrições de situações futuras, construídas a partir de análises de fatos já existentes. Com eles, é possível traçar caminhos prováveis, possibilitando aos empresários um planejamento mais correto e coerente do negócio.
Análise diagnóstica de mercado: Informações exclusivas e privilegiadas aos empresários, gerando vantagem competitiva dentro do seu mercado de atuação. O diferencial dessa análise é o método de coleta das informações, feita por questionários direcionados para um determinado público-alvo.
"O micro e pequeno empresário precisa monitorar tudo o que acontece no seu mercado de atuação, desde as tendências, novos nichos, até os concorrentes. Quem tem informação sai na frente" recomenda Leandro. Para se cadastrar gratuitamente e receber os relatórios do SIS/Sebrae, acesse: https://sis.sebrae-sc.com.br/a
TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO