Sexta-feira 13 é uma data de superstição ou de azar?
Içara (SC)
A sexta-feira 13 de qualquer mês é considerada, popularmente, como um dia de azar, de má sorte. Muitas são as histórias sobre a data. Para alguns, é um dia de azar, para outros um dia qualquer e tem aqueles que consideram o 13 um amuleto da sorte.
Essa data ocorre, na verdade, pelo menos, uma vez por ano e no máximo três vezes. Em 2019 foram duas datas. Uma foi em setembro e a outra em dezembro. Em 2023, também: em janeiro e em outubro. Em 2024 teve duas datas, em setembro e dezembro. No próximo ano será apenas uma, em junho.
O medo da sexta-feira 13 se chama paraskevidekatriafobia, que se origina do grego Paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13). Com relação à sexta-feira 13, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro, principalmente se um gato preto cruzar a frente ou tiver que passar embaixo de uma escada, são indicações de má sorte.
E você, é supersticioso? O que vai fazer nesta sexta 13?
REDAÇÃO