Setor Carbonífero lança o Hackathon: Desafio Carvão+ em Criciúma (SC)
Criciúma (SC)
A busca de soluções para dificuldades encontradas no dia a dia do Setor Carbonífero. Esse é o objetivo do “Hackathon: Desafio Carvão+”, desenvolvido dentro do Ecossistema Local de Inovação (ELI). O evento irá ocorrer nos dias 22 e 23 de novembro no Centro Tecnológico da SATC e é voltado para profissionais e universitários. As equipes vencedoras, ao final do evento, irão receber uma premiação em dinheiro.
“A inovação sempre foi um dos pilares do Setor Carbonífero e a ideia é buscar soluções criativas para os desafios que encontramos no dia a dia da atividade. As melhores ideias serão premiadas e tem possibilidade até de virarem negócios. É uma grande oportunidade. As equipes que se inscreverem participarão de um grande evento”, explica o diretor técnico do Siecesc-Carvão+, Marcio Zanuz.
A ideia e formatação do Desafio Carvão+ foi realizada no Grupo de Trabalho (GT) de Química e Materiais do Ecossistema Local de Inovação. Foram promovidos diversos encontros envolvendo os representantes das seis carboníferas que compõe o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) para delimitação dos problemas e temáticas.
“Este será o primeiro Hackathon do ecossistema local de inovação, que abre caminho para que outros eventos similares possam gerar soluções inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico da região. O objetivo é desmistificar a inovação, desenvolver pessoas, promover conexões e desenvolver soluções para as empresas”, comenta o líder do projeto do Ecossistema de Inovação, Celso Azevedo.
O objetivo do Hackathon é oportunizar que mentes criativas ajudem a desenvolver um futuro melhor, não apenas para o Setor, mas também, para a melhoria do ecossistema local de inovação.
As temáticas são: automatização no uso de equipamentos e máquinas de subsolo, umidade do carvão no processo produtivo e transporte e uso de biomassa e/ou turfa para ajuste de especificação. Os problemas específicos e o detalhamento serão revelados durante o evento.
“As demandas cada vez maiores por eficiência, tanto na área operacional como nas áreas social e ambiental, tem impulsionado o setor carbonífero na busca constante por soluções criativas e inovadoras. Por isso eventos como o Desafio Carvão+, com a participação de empresas, profissionais e instituições de ensino, são cruciais para garantir que o nosso setor continue a evoluir e se adaptar às demandas e aos desafios atuais e futuros”, destaca o vice-presidente do Siecesc-Carvão+, André Zanette.
Inscrições abertas
As inscrições para o Hackathon: Desafio Carvão+ são gratuitas e já estão abertas. As vagas são limitadas e cada equipe pode possuir ao menos um acadêmico. Os interessados devem se inscrever através da plataforma Sympla no link:
https://www.sympla.com.br/
Apoiam o evento o Siecesc- Carvão+, a Ferrovia Tereza Cristina, a Diamante Geração de Energia e o Sebrae. A curadoria que atua na organização é composta e coordenada pela SATC, com participação de representantes do Ecossistema Local de Inovação, IFSC Criciúma, Criciúma Conecta Inovação, Unesc, ACIC, Centro de Inovação Criciúma, IEL/FIESC e SESI/SENAI.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO