• Sessão Especial presta homenagens às vítimas da tragédia de Vajont

Sessão Especial presta homenagens às vítimas da tragédia de Vajont

12 Out, 2023 14:48:33 - Geral

Urussanga (SC)

Uma Sessão Especial na Câmara de Urussanga marcou o encerramento dos atos em memória das vítimas da tragédia de Vajont, ocorrida há 60 anos, na Itália. No município e em Longarone, cidade coirmã de Urussanga, o Legislativo representou o povo urussanguense na passagem da data que estará sempre na história dos dois municípios.

A Sessão Especial, organizada pela Câmara com apoio da associação Amici di Longarone e presidida pelo vereador Fabiano Murialdo De Bona, foi centrada na entrega de uma Moção de Pesar subscrita por todos os vereadores, em nome do povo de Urussanga. Na Itália, a Moção também foi entregue ao prefeito de Longarone, Roberto Padrin, pelos vereadores Daniel Moraes (PSD), Luan Varnier (MDB) e Odivaldo Bonetti (PP), que representam o município nos atos realizados na cidade italiana.

Testemunha do desastre

A homenagem realizada na Câmara teve a presença do senhor Franco Gentili, que relatou a experiência vivida durante o resgate das vítimas. Ele era “alpino” (membro das tropas de montanha do exército italiano) no batalhão de Bressanone, na província de Bolzano. Uma equipe, da qual Franco fazia parte, foi enviada para Longarone em apoio aos alpinos de Belluno.

Franco Gentili relatou que chegou por volta das 5h da manhã a Longarone, sob total escuridão e havia poucos indícios de que ali havia uma comunidade, em razão da altura da camada de lama. “Em um momento eu perguntei: ‘falta muita estrada para chegar?’ E me responderam que já estávamos em Longarone”, disse. “Depois começou a amanhecer e vimos uma coisa impressionante. Havia um campanário pequeno de uma igreja. Não tinha cena de desespero, porque não havia vivos para chorar os mortos”, relatou o alpino.

Nenhum ruído se ouviu no recinto da Câmara durante o depoimento dele, tamanho o silêncio e a atenção prestada pelo público.

Importância de manter viva a memória

O presidente da associação Amici di Longarone, Luiz Antônio Fabro, expôs a relevância em manter viva a memória da tragédia tanto na Itália quanto em Urussanga e na região. “A maioria dos imigrantes que vieram em 1978 para Urussanga é de Longarone e, direta ou indiretamente, foram afetados pela tragédia”, frisou.

Membro da associação, Nevton Vicente Rech Bortolotto explicou em detalhes como a tragédia aconteceu. Na noite de 9 de outubro de 1963, às 22h39min no horário local, um deslizamento de terra, proveniente do monte Toc, provocou uma gigantesca onda que transpôs a represa do Vajont, ocasionando o desastre.

“Não era apenas água, mas, aumentando o poder destrutivo, também vieram lodo e rochas”, detalhou. Segundo Bortolotto, moradores de Erto e Casso, comunidade nas proximidades da barragem, alertaram para a instabilidade da encosta da montanha, mas não lhes foi dada atenção.

Morreram 1.910 pessoas em Longarone, sendo 487 crianças de até 15 anos, segundo os dados oficiais.

A Sessão Especial teve a presença do vice-prefeito de Urussanga, Jair Nandi, e do ex-prefeito e ex-deputado Ruberval Francisco Pilotto, além de integrantes da Amici Della Polenta e de entidades do município, como o Rotary Club de Urussanga, associações de moradores e imprensa.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal