• Seria cômico se não fosse trágico a proposta da Câmara Federal

Seria cômico se não fosse trágico a proposta da Câmara Federal

19 Jun, 2023 19:31:17 - Política

Florianópolis (SC)

Senador por Santa Catarina, Jorge Seif (PL), repudiou o Projeto de Lei, aprovado pela Câmara Federal, que propõe tornar crime a discriminação de políticos. A proposta privilegia políticos e autoridades que responderem a investigações ou processos, inclusive por corrupção e improbidade, além de proibir bancos e corretoras de recusar a abertura ou a manutenção de contas bancárias e a concessão de empréstimos com base em inquéritos ou ações judiciais. A pena pode chegar a quatro anos de reclusão para o responsável.

Vergonhoso e absurdo foram os adjetivos usados por Seif em seu discurso, no qual ele ainda deu a sugestão de que o PL seja engavetando porque, além de tudo, vai contra a liberdade de expressão que o Senador tanto defende.

O mais curioso é que o próprio presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco, disse não saber do projeto, que é de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Parece até piada de mau gosto, mas não é. O texto foi aprovado no mesmo dia em que os deputados aprovaram um requerimento para acelerar a tramitação do projeto, e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, ainda nega que a matéria foi acelerada.

E se Pacheco não sabia, agora, está sabendo. Vamos ver qual será a atuação do Senado neste cenário. Da bancada catarinense, Ana Paula Lima (PT), Jorge Goetten (PL) e Pedro Uczai (PT) foram os únicos a favor do PL. Medo do futuro, será?

Novo Secretário?


O deputado federal Ricardo Guidi (PSD) deve se licenciar do cargo de deputado federal para assumir uma Secretaria ainda não definida. O que se especula é que ele venha a ocupar o cargo de secretário estadual. Em seu lugar, na Câmara dos Deputados, assumirá o suplente da vaga, Darci de Matos (PSD). O encontro de Ricardo e Jorginho Mello (PL), teria acontecido esta semana, em Brasília, quando o governador foi pedir auxílio ao Senador Rodrigo Pacheco (PSD) para resolução da questão do Marco Temporal, e foi intermediado pela deputada Júlia Zanatta (PL).

Elogios

Pedro Vasconcellos e Natália Leitão, representantes do Ministério da Cultura que vieram especialmente para a oficina de capacitação da Lei Paulo Gustavo, realizada esta semana no estado, elogiou a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por ter convidado órgãos de controle (Tribunal de Contas e Controladoria Geral do Estado) para o evento, que era direcionado a gestores municipais. Quem quiser ver a oficina, pode acessar o canal da FCC no YouTube: youtube.com/@fundacaocatarinensedecultura

Saúde nas empresas

O aumento dos gastos com planos de saúde, motivo constante de preocupação para as empresas, será tema de um dos painéis da Expogestão, um dos maiores encontros empresariais do Brasil, que ocorre de 27 a 29 de junho em Joinville. CEO da ASQ, empresa especialista em saúde corporativa, André Machado Júnior vai destacar a necessidade de cuidar da saúde durante toda a jornada do colaborador, especialmente por meio da atenção primária, além de combater o desperdício. No stand da empresa, congressistas poderão conhecer a primeira clínica de saúde no metaverso do País.

BRDE

Para marcar seus 62 anos de atuação, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul divulgou, nesta quinta-feira (15/6), o edital do processo seletivo de incentivos fiscais para 2023. Entidades interessadas terão até o dia 31 de agosto para encaminhar iniciativas já aprovadas para captação nas áreas cultural, social, saúde e esportiva voltadas a crianças, adolescentes e idosos.

Celesc nas Escolas

A Celesc deu início nesta semana ao projeto Celesc nas Escolas, que visa levar orientações de segurança sobre energia elétrica para estudantes de todo o Estado. O Programa foi desenvolvido para alunos de 8 a 11 anos, de escolas públicas e particulares, em diversos municípios de Santa Catarina. Os profissionais envolvidos são servidores da Companhia que recebem previamente uma orientação pedagógica para passar os ensinamentos para as crianças. As escolas interessadas em participar do projeto devem encaminhar uma solicitação para o e-mail investimentosocial@celesc.com.br.

Agenda

A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó vai agitar o palco do Hard Rock Live Florianópolis, em São José, nesta sexta-feira (16). A previsão de início do show é às 22h30. A turnê “50 anos – Por Todos Os Tempos” celebra o meio século de sucesso dos músicos por todo o país. Segundo a organização do evento, cada detalhe do projeto foi pensado para retratar uma narrativa à altura da história da dupla, desde a estrutura até a escolha das canções. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site uhuu.com ou na bilheteria da casa.

PELO ESTADO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança