• Semana Literária incentiva a leitura para crianças e adolescentes

    Os alunos da Satc tiveram atividades culturais e lúdicas explorando a cultura da escrita e leitura.

Semana Literária incentiva a leitura para crianças e adolescentes

03 Nov, 2023 20:07:48 - Educação

Criciúma (SC)

O Colégio Satc de Criciúma(SC) incentivou, durante toda esta semana, práticas culturais com os alunos na Semana Literária. Atividades como Contação de Histórias, Declamações, Teatro, Festival Arte e Letras, Noite de Autógrafos, foram alguns dos eventos em que os estudantes puderam apresentar as produções para pais, colegas e comunidade.


Durante a segunda e terça-feira (30 e 31), alunos do Ensino Fundamental e Médio apresentaram, para os colegas o Arte e Letras. No evento, as alunas da Oficina de Teatro apresentaram a peça: Clube dos Devoradores de Livros. Ainda no Arte e Letras, foram apresentados os poemas escritos pelos estudantes, que puderam declama-los para os colegas. 


“Temos diversas formas de apresentar nossa cultura e arte. Tivemos duas manhãs especiais e esperamos que tenha sido inspiração para que mais alunos se inspirem e no próximo ano tenhamos ainda mais estudantes declamando seus poemas”, afirmou a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Machado Beloli.  


A Semana Literária faz alusão ao Dia do Livro, comemorado no 29 de outubro. Por isso, com o objetivo de incentivar ainda mais o hábito da leitura nas crianças, foram promovidas contações de histórias. Com objetos e encenações que mostravam os que os pequenos estavam lendo, a biblioteca da Satc virou cenário de livro. 


“Trazer esse movimento é motivar as crianças e todos os estudantes para cada vez mais lerem, então essa semana a gente teve algumas atividades, principalmente a contação de história para as crianças. Mas também temos ação de doação de livros, tivemos o lançamento do livro das Estantes Literárias, Feira do Livro, distribuição de marca páginas, além do Arte Letras, que é um evento que sempre acontece nessa semana", contou a coordenadora da Biblioteca da Satc, Vânia Medeiros Ribeiro. 

Incentivo à leitura e escrita desde pequenos 

Os alunos da Educação Infantil da Satc não ficaram de fora. Cada turminha elaborou sua história, criou as ilustrações e, para fechar com chave de ouro, fizeram uma noite de autógrafos para os pais. Cada livro conta um pouco sobre o nome da turma: Guardiões do Ar, Guardiões da Água, Guardiões da Terra e Guardiões do Fogo.  


“A Satc já tem como parceira a Estante Mágica, que é uma empresa em que produz livros personalizados. Este ano as crianças do infantil participaram da construção de um livro personalizado e tem a identidade de cada criança neste livro. A leitura, ela desenvolve a linguagem, a criatividade, a imaginação. Criança que lê é criança que vai explorar o mundo”, ressaltou a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Virginia Peruch Ferreira. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança