• Segunda Eco Festival de Criciúma (SC) fomenta práticas ecológicas

Segunda Eco Festival de Criciúma (SC) fomenta práticas ecológicas

24 Out, 2023 19:22:23 - Geral

Criciúma (SC)

Em busca de transmitir uma mensagem de preservação e conscientização do meio ambiente, o 2º Eco Festival de Criciúma, promovido no último sábado (21/10/2023), no Parque Altair Guidi, no Bairro Santa Bárbara, encantou os participantes. A iniciativa foi promovida pela Administração de Criciúma (SC), através da Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI), e contou com a premiação do 6º Concurso Fotográfico, oficina de bonecas Abayomi, auriculoterapia, meditação, doação de animais e mudas.

O Eco Festival surgiu em 2022, com a ideia de promover a conscientização ambiental e, assim, fazer com que os presentes compreendam a importância da preservação. “Foram aproximadamente 1 mil pessoas que passaram pelos estandes. O evento serviu para divulgar as ações e os serviços feitos pelo município”, ressalta o diretor da DMACRI, Felipe Soratto. O diretor evidencia, ainda, a importância das pessoas começarem a criar uma consciência ambiental, criando hábitos de cuidado com o meio em que convivem.

De acordo com a bióloga da DMACRI, Larissa de Aguiar Boff, além de proporcionar uma tarde de lazer no Parque da Prefeitura, a ação ampliou a conscientização ambiental. “Por meio da promoção de eventos como o Eco Festival, a DMACRI consegue divulgar os serviços prestados, além de proporcionar aos munícipes algumas atividades relacionadas ao bem-estar e a qualidade de vida, com integração ao meio ambiente”, pontua.

Construindo ações ambientais

Uma das atividades que mais chamou a atenção na tarde de sábado foi a oficina de bonecas Abayomi. Segundo a historiadora da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cinthia Franco, responsável por ministrar a atividade, muitas participaram da aula, dentre crianças, jovens, adultos e idosos.

“Tanto adultos quanto crianças participaram, demonstrando uma notável conexão com a cultura afro-brasileira e a importância da sustentabilidade”, comenta Cinthia. Para ela, ensinar a arte de criar bonecas tradicionais a partir de pedaços de tecidos reaproveitados foi uma experiência de empoderamento para todos os envolvidos. “As histórias compartilhadas e as expressões artísticas que surgiram durante as oficinas trouxeram à tona um profundo respeito pela herança cultural e pelo meio ambiente. Foi incrível testemunhar como as bonecas se tornaram símbolos vivos de resistência e preservação, tornando as oficinas uma parte especial e significativa do Eco Festival”, destaca.

Contribuindo com práticas sustentáveis

Durante a iniciativa, empresas signatárias do movimento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tiveram a oportunidade de expor seus negócios e suas ações, relacionadas às práticas sustentáveis estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o coordenador-geral do Comitê ODS de Criciúma, Fernando Barbosa dos Santos, 10 instituições apresentaram cases e portfólios relacionados ao desenvolvimento sustentável, analisando os ODS, nas dimensões sociais, ambientais, econômicas e institucionais. “Essa parceria nasceu para potencializar esse evento e promover, cada vez mais, os nossos signatários, além de incentivar a aproximação com a sociedade em geral”, afirma o coordenador.

Responsáveis pelas ações ambientais

Ao todo, 21 funcionários participaram do 2º Eco Festival de Criciúma. Para desenvolver as ações prestadas no evento, a DMACRI estabeleceu parcerias com os setores da prefeitura. As atividades de auriculoterapia e meditação foram desenvolvidas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. O Núcleo de Bem-Estar Animal ficou encarregado de levar os animais para as doações. A FCC ficou responsável pela orientação na construção de bonecas Abayomi. Já a DMACRI ficou encarregada de doar mudas de árvores nativas aos moradores.

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal