• Secretaria Municipal de Saúde apresenta relatórios em audiência pública

Secretaria Municipal de Saúde apresenta relatórios em audiência pública

27 Abr, 2023 18:21:37 - Saúde

içara (SC)

Os relatórios quadrimestrais da Secretaria Municipal de Saúde de Içara executados em 2022, foram apresentados em audiência pública, conforme Lei Complementar 141/2012. Os dados foram demonstrados pelo Secretário Municipal de Saúde Sandro Ressler, na Câmara Municipal nesta quarta-feira (26/4/2023). 

A estrutura da Secretaria de Saúde é composta por uma vasta gama de serviços prestados aos cidadãos. Sendo 19 unidades de saúde, duas Unidades Básicas de Saúde (UBS do bairro Esperança e Rio Acima), Vigilância Epidemiológica Ambiental, Programa DST/HIV Aids, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), uma base do SAMU, Centro de Atenção à Saúde da Mulher, Vigilância Sanitária, Saúde na Hora no bairro Presidente Vargas, Melhor em Casa, Ambulatório de Álcool e Drogas, Centro de Especialidades Odontológicas, Farmácia Municipal, Centro de Especialidades Médicas, Centro Municipal de Fisioterapia (Cefito) e o Almoxarifado da Saúde. Na oportunidade o Secretário de Saúde Sandro Ressler relatou as ações de cada estrutura. “A Farmácia Municipal de Içara é uma das mais completas na região, possuindo uma grande lista de medicamentos disponíveis aos munícipes”, comentou Ressler.


Novas ações da pasta no município forma destacadas entre elas o Programa Melhor em Casa, Esplanada Bem Cuidada, Projeto Zera Fila, Acupuntura, tratamento neurofuncional/neuropediatra e o tratamento e acompanhamento da dependência química. Os serviços contratualizados pelo município são gerenciados através de contratos com a Secretaria Municipal de Saúde. Sendo quatro laboratórios de análises clínicas, duas clínicas de fisioterapia, APAE (atendimentos neuropsicomotor), uma clínica de radiologia e o Hospital São Donato (município mantém pronto socorro e sobreaviso de especialidades). “Desde outubro de 2022 os serviços de mamografia e ultrassonografia são realizados aqui na cidade. As mulheres içarenses não precisam mais irem até Criciúma ou outros municípios, facilitando o acesso delas aos exames”, disse o Secretário de Saúde.

Foram realizados investimentos em equipamentos médicos hospitalares e na frota de veículos, destaque para uma ambulância. Melhorias nas estruturas das unidades de saúde também estão sendo realizadas como reformas e ampliações. “Esses relatórios já foram avaliados e aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde, que é a entidade que representa a população na área, fazendo parte do controle social”, frisou Sandro Ressler. Por fim, Ressler ressaltou que a Secretaria Municipal de Saúde se baseia em três pilares. “O atendimento integral, acessível e eficiente que nós buscamos diariamente aos nossos cidadãos”. A audiência contou com a participação dos vereadores membros da Comissão de Saúde e Seguridade Social do Legislativo. E foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara Municipal.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE