• SC tem cinco cidades no ranking de melhores destinos sustentáveis do mundo

SC tem cinco cidades no ranking de melhores destinos sustentáveis do mundo

03 Nov, 2023 19:45:50 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Navegantes e Urubici. O que essas cidades catarinenses têm em comum? Todas estão no ranking global do concurso global “TOP 100 Good Practice Stories” promovido pela organização holandesa Green Destinations. O reconhecimento dos destinos catarinenses ocorreu em outubro, na conferência anual realizada, este ano, na Estônia.

O concurso está em sua 9° edição e, se for traduzido para o português, significa “100 histórias de boas práticas” e o objetivo da premiação é inspirar líderes de todo o mundo a prestar atenção aos destinos para a criação de ações sustentáveis, ou seja, um turismo responsável. Os municípios catarinenses foram premiados, pois demonstraram inovação e impactos positivos em suas ações, nos serviços locais e na comunidade. Além disso, os municípios catarinenses atingiram pelo menos 60% de conformidade com os critérios de sustentabilidade, reconhecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

Na edição de 2023, o Brasil contou com 13 destinos participantes, e destes, oito foram nomeados na prestigiada lista. Esses destinos se destacaram por suas iniciativas inovadoras e eficazes que contribuem para uma indústria de turismo mais sustentável. Além dos cinco municípios de SC, foram reconhecidos Apodi (RN), São Miguel do Gostoso (RN) e Tibau do Sul (RN).


Os destinos participantes passaram por uma rigorosa avaliação inicial, na qual foram analisados diversos aspectos de sustentabilidade em suas operações turísticas. Ao final do concurso, cada destino receberá um relatório detalhado, destacando seus pontos fortes e áreas que necessitam de melhoria.

“A premiação dessas cidades de Santa Catarina pelo turismo sustentável serve para  promover o nosso patrimônio natural. Esses títulos conferidos na 9ª edição do ‘Top Good Practice Stories’ são uma validação do compromisso de Santa Catarina em desenvolver o turismo de forma responsável e sustentável. Essas cidades – Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Navegantes e Urubici – servem como exemplos inspiradores para todo o estado. Estamos determinados a continuar promovendo práticas sustentáveis em todo o nosso território, garantindo um futuro brilhante para o turismo em Santa Catarina”, destaca o secretário de Estado do Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva.


Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, os destinos sustentáveis são tendência. “Com isso, as empresas, ou seja, o comércio e serviço que movimentam a economia turística, também saem ganhando”, destaca.

Beth Bauchwitz, turismóloga e consultora do programa DEL Turismo, que representa a Green Destinations no Brasil, ressalta a importância dessa iniciativa ao afirmar que “o concurso oferece aos destinos uma orientação de quais são os próximos passos para se tornarem destinos cada vez mais sustentáveis. A participação no concurso não é apenas uma busca por reconhecimento, mas também uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento contínuo para os destinos brasileiros”, diz.

Sobre a Green Destinations

A Green Destinations, fundada na Holanda em 2014, é uma organização global sem fins lucrativos dedicada a apoiar destinos, empresas e comunidades em seu desenvolvimento responsável e sustentável. A organização oferece uma ampla gama de serviços e produtos, incluindo um Programa de Certificação para destinos e empresas do setor de turismo, o já mencionado concurso “TOP 100 Good Practice Stories” e um programa de suporte e apoio que inclui mais de 40 ferramentas de avaliação e relatórios, bem como cursos de treinamento.

O que é o concurso TOP 100 Good Practice Stories

O concurso TOP 100 Good Practice Stories é uma lista anual de Histórias de Práticas inovadoras e eficazes de 100 destinos que inspiram a liderança mundial do turismo responsável. Desde 2014, a Green Destinations se orgulha em premiar 100 destinos por seus esforços e colocá-los no centro das atenções em uma escala global.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE