• Ação faz parte das iniciativas do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceira com o Sebrae/SC.

Sala do Empreendedor deve ampliar atendimentos em Anchieta

06 Out, 2017 09:56:13 - Geral

Anchieta (SC)

Com quase 6 mil habitantes e 611 empresas de todos os ramos, o município de Anchieta, no extremo-oeste do estado, é um dos que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com a prefeitura.

Lançado há três meses, o programa passou pelas etapas de diagnóstico e alinhamento e agora, o município se prepara para implantar efetivamente as ações planejadas. A coordenadora Camila Baronio explica que um dos projetos é a ampliação dos atendimentos na Sala do Empreendedor.  “A sala já havia sido implantada. Agora, estamos trabalhando para que tenha mais serviços e realize mais atendimentos”, explica.

Atualmente, a Sala do Empreendedor auxilia na formalização e orientação aos microempreendores individuais e também presta orientações a MEs e EPPs. Disponibiliza ainda consultoria nas áreas de tecnologia e microcrédito. A intenção é ampliar esses serviços por meio de parcerias.

O programa Cidade Empreendedora também possibilita criar uma clima favorável aos negócios com a desburocratização. “Estamos organizando o turismo rural no município, criando a associação e o conselho de turismo para fortalecer a atividade e aumentar a renda do produtor rural”, afirma Camila. E acrescenta: “Também realizamos um seminário para a juventude rural e no dia 14 de outubro será realizado o seminário da juventude urbana, pois entendemos que uma cidade empreendedora deve preparar seus jovens para empreender no município”.

A coordenadora avalia as ações de forma positiva. “Faz olhar com outros olhos para as atividades econômicas do município, de uma forma mais abrangente e assim, criar um ambiente favorável para o desenvolvimento”, ressalta.

O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, explica que o conjunto de soluções auxiliará no fortalecimento do ambiente de negócios com metodologia  formatada para atender os municípios de acordo com a realidade local. “Vamos trabalhar o desenvolvimento social e econômico com ações práticas que apresentam resultados rápidos e de forma sustentável”.

O prefeito do município, Ivan Canci está otimista. “Acredito que o plano estratégico de desenvolvimento econômico é fundamental para o bom futuro de um município. Por um lado, ajuda a definir vocações, estudar a realidade e apontar possíveis cenários futuros e, por outro, possibilita que se empreenda um processo mobilizador da sociedade. Estes dois aspectos são condição basilar para o desenvolvimento econômico articulado com as demais dimensões”, afirma.   

O Programa Cidade Empreendedora conta com três pacotes: Premium, Ultimate e Essencial. Anchieta aderiu à modalidade Essencial. Também implantaram o projeto no extremo oeste os municípios de Maravilha, Descanso e São José do Cedro.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança