• Rio Deserto conquista Prêmio IBRAM Melhores Práticas na Mineração

Rio Deserto conquista Prêmio IBRAM Melhores Práticas na Mineração

24 Nov, 2022 19:48:31 - Geral

Criciúma (SC)

A Rio Deserto é uma das mineradoras do Brasil que se destacaram no Prêmio Melhores Práticas na Mineração 2022, promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). A empresa conquistou o 2º lugar na categoria “Gestão de Riscos em Segurança de Processos”. A apresentação dos finalistas e a solenidade de premiação aconteceram nesta semana, em Belo Horizonte (MG).

Ao todo, mais de 40 cases de empresas mineradoras de todo o Brasil foram inscritos na premiação, sendo selecionados os três melhores em cada uma das cinco categorias. Junto com a Rio Deserto, foram reconhecidas empresas como a Vale S.A, Samarco e Anglo American, consideradas gigantes do setor.

O engenheiro de segurança do trabalho da Rio Deserto, Jonathann Nogueira Hoffmann, destaca que, ser empresa premiada entre as maiores mineradoras do Brasil e do mundo, tratando boas práticas em segurança ocupacional e de processos, é uma oportunidade e experiência inestimável. “O reconhecimento em um evento nacional dessa magnitude nos faz ter certeza de que estamos no caminho correto e que devemos seguir inovando e informatizando processos para gerar resultados”, disse.

Segundo Jonathann, o evento proporcionou discussões e troca de ideias sobre iniciativas que deram certo e que podem ser difundidas na mineração, bem como em outros setores. “No caso da Rio Deserto, a criatividade e as facilidades geradas pelo projeto implantado foram fatores determinantes para a conquista do título”, sublinhou.

Esta foi a primeira vez que a Rio Deserto participou do Prêmio Melhores Práticas na Mineração, do IBRAM. A inscrição foi feita por meio do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), que é associado ao Instituto Brasileiro de Mineração.

Projeto premiado

O projeto premiado, “Sistema On-line de Controle de Emergência” proporcionou a melhoria do Plano de Atendimento de Emergência (PAE) da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, da Rio Deserto, localizada em Treviso. O sistema interliga as ferramentas de monitoramento e controle, de forma a auxiliar em possíveis sinistros e/ou emergências. Assim, permite, além da visualização dos acionamentos de alarmes de emergência, a interação e execução de comandos no processo, tendo em vista a resolução rápida e a minimização dos impactos. Tudo é feito por meio de computadores e smartphones.

A ideia foi desenvolvida pelo engenheiro eletricista, Elton Luis Martins, o engenheiro de segurança do trabalho, Jonathann Nogueira Hoffmann, e o assistente de suporte de Tecnologia da Informação, Rafael Michels Américo. O objetivo foi a redução do tempo de resposta, permitindo a atuação de forma preventiva nos cenários de emergência e a melhoria no sistema de comunicação e comando.

O IBRAM

O IBRAM é uma organização privada, sem fins lucrativos, com mais de 120 associados, responsáveis por 85% da produção mineral do Brasil. Todas as ações do instituto são direcionadas a construir uma nova perspectiva de futuro para a mineração brasileira, traçando estratégias e liderando a transição do setor para um cenário ainda mais produtivo, com sustentabilidade, segurança e responsabilidade.

O objetivo do Prêmio Melhores Práticas na Mineração é estimular iniciativas voltadas à sustentabilidade, gerando transparência às ações do setor mineral relacionadas à segurança e qualidade de vida das pessoas, bem como à melhoria contínua dos processos industriais.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal