• Rio Deserto conquista Prêmio Hugo Werneck referência nacional em meio ambiente

Rio Deserto conquista Prêmio Hugo Werneck referência nacional em meio ambiente

01 Mar, 2023 16:55:24 - Geral

Criciúma (SC)

Pela primeira vez, a Rio Deserto conquistou o Prêmio Hugo Werneck, um título brasileiro consagrado na área de meio ambiente e sustentabilidade. A cerimônia de premiação aconteceu nessa terça-feira 28/2/2023), em Belo Horizonte (MG). A empresa foi destaque com o projeto “Água para a Comunidade”, realizado na Unidade de Extração Mina 101, em Içara (SC).

O coordenador ambiental da Rio Deserto, engenheiro Felipe Medeiros Bertoncini, participou da cerimônia de premiação e relata que a empresa mantém um sistema de gestão ambiental digno de reconhecimento. “Além de executar todos os processos em conformidade com a legislação, a Rio Deserto busca desenvolver ações que beneficiem comunidades e promovam a sustentabilidade. É uma empresa com visão de futuro, que se reinventa e se renova todos os dias”, sublinha. Conforme Bertoncini, o projeto premiado demonstra que é possível realizar a extração de carvão mineral contribuindo positivamente com a comunidade, agricultura e indústria local.

Para um dos administradores da Rio Deserto, Valcir José Zanette, a premiação reflete o compromisso e a responsabilidade da empresa, bem como a união dos colaboradores. “Esse título reforça a modernização dos processos que envolvem a mineração de carvão no Sul de Santa Catarina”, disse. Segundo ele, é gratificante receber uma premiação ambiental tão significativa. “Estamos envolvidos com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e alinhados com os princípios ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança, em português). Dessa forma, acreditamos construir um futuro cada vez mais sustentável”, ressaltou.

O Prêmio Hugo Werneck é uma referência nacional, sendo reconhecido como o “Oscar da Ecologia” brasileira. A premiação, lançada em 2010, já acumula mais de mil inscrições e indicações recebidas e um total de 152 vencedores e homenageados. O objetivo é reconhecer e divulgar os melhores projetos, cases e ações, bem como destacar empresas, governos, pessoas, cidadãos, ONGs, instituições e personalidades que se dedicam à defesa do planeta e da humanidade.

Projeto reconhecido

O projeto “Água para a Comunidade”, da Rio Deserto, que conquistou o XIII Prêmio Hugo Werneck, dispõe sobre o tratamento de efluentes provenientes da mineração de carvão, reutilização da água no processo produtivo e disponibilização para a agricultura e indústria local.

Na Unidade de Extração Mina 101, em Içara, como a área do entorno é constituída por plantações de arroz, a Rio Deserto fornece água tratada para a agricultura, sendo que, no decorrer de alguns anos, as áreas de cultivo de arroz foram ampliadas. A indústria local também passou a utilizar a água tratada proveniente da mineração no processo produtivo.

Na Rio Deserto, os efluentes provenientes da mineração de carvão são tratados por meio de processos físico-químicos nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), localizadas nas próprias unidades de extração da empresa. A água tratada é reutilizada nas operações de lavra em subsolo, beneficiamento, limpeza e banheiros. O restante do efluente tratado retorna para o meio ambiente com boa qualidade, em procedimento seguro, atendendo totalmente às exigências da legislação ambiental.

O reaproveitamento da água, feito pela Rio Deserto, está conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Empresa premiada

Ao longo da história, a Rio Deserto já recebeu quase 50 premiações, sendo a maioria nos âmbitos estadual e nacional. Os reconhecimentos envolvem a tecnologia, inovação em processos e responsabilidade socioambiental. No ano passado, o projeto “Água para a Comunidade” também foi reconhecido com o Prêmio ESG 2022, promovido pela ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina).

ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/REVISTA ECOLÓGICO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal