• Rio Deserto conquista Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2021

Rio Deserto conquista Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2021

29 Set, 2021 16:39:48 - Geral

Criciúma (SC)

A Rio Deserto conquistou o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2021, na categoria “Preservação Ambiental”, com o projeto Plantio de Floresta Sustentável. Esta é a 7ª vez que a empresa é reconhecida. Ao todo, 36 empresas catarinenses inscreveram cases, sendo 18 contempladas. A solenidade de premiação está agendada para 21 de outubro, em formato híbrido.

Considerado o principal reconhecimento na área de cidadania empresarial de Santa Catarina, o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC está na 23ª edição. Neste ano, a premiação foi composta por quatro categorias: Preservação Ambiental, Participação Comunitária, Desenvolvimento Cultural e Combate à Pandemia.

Um dos administradores da Rio Deserto, Valcir José Zanette, destaca que o reconhecimento reflete a evolução do setor carbonífero tendo em vista a sustentabilidade. “Várias iniciativas demonstram o quanto estamos envolvidos em inovação, tecnologia, educação, segurança, saúde, meio ambiente e outros aspectos”, afirma. Segundo ele, a conquista do prêmio é uma valorização do compromisso da empresa com o desenvolvimento do Sul Catarinense.

No histórico de premiações, a Rio Deserto soma seis títulos do Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC, conquistados entre 2006 e 2017. Em 2006, os projetos “Estação Biológica Costão da Serra” e “Içara Mais Doce” foram contemplados. Em 2007 a empresa recebeu o reconhecimento por meio do projeto “Florindo Siderópolis”. Em 2009, foi a vez do projeto “Novo Horizonte”. O projeto “Felinos do Aguaí” foi agraciado em 2010. Em 2017, o projeto “Leite Solidário” foi o contemplado.


Plantio de Floresta Sustentável

A Rio Deserto possui uma cultura de preservação e respeito pelos recursos naturais. Por isso, desenvolve o projeto Plantio de Floresta Sustentável em terrenos localizados nos municípios de Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga, no Sul de Santa Catarina. O objetivo é a produção de madeira sustentável por meio do plantio de espécies exóticas de rápido crescimento, bem como a recuperação dos solos (por meio de técnicas de silvicultura).

O plantio e o manejo da floresta visam o respeito ao código florestal e às legislações vigentes, com o intuito de proteger os mananciais, a vegetação local e, principalmente, as florestas nativas. O projeto também contribui de forma significativa para a captura e a consequente redução de dióxido de carbono na região, fundamental na mitigação de emissões de gases de efeito estufa. O manejo utilizado promove a deposição de galhadas, folhas e cascas, fazendo com que parte dos nutrientes absorvidos pelas árvores seja devolvido ao solo. A manutenção dessa matéria orgânica auxilia significativamente na redução dos processos erosivos.


O Prêmio

O Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC homenageia as empresas catarinenses que fazem da responsabilidade social o seu melhor exemplo, produto e resultado. A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 1984, com atuação estadual, que presta apoio e incentivo à formação e desenvolvimento dos dirigentes de Marketing e Vendas do estado por meio de cursos, conferências, premiações e eventos.

Sobre a Rio Deserto

Os negócios da Rio Deserto abrangem vários segmentos. O principal deles é carvão mineral, utilizado na geração de energia elétrica. Fornece soluções minerais para os setores cerâmico, vidreiro e siderúrgico. Também atua na parte de filtrantes e de florestamento. Está presente, ainda, no agronegócio, com insumos para o fortalecimento vegetal e nutrição animal. Hoje, a empresa conta com 17 unidades de negócios, sejam elas produtivas, administrativas ou de pesquisa, atuando em nove municípios catarinenses. A empresa é a primeira carbonífera do Sul de Santa Catarina a se tornar signatária do Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) SC.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal