• Redes de ensino realizam etapa regional da Conferência pelo Meio Ambiente

Redes de ensino realizam etapa regional da Conferência pelo Meio Ambiente

20 Abr, 2018 09:51:42 - Educação

Florianópolis (SC)

Ao longo desta semana, milhares de alunos das redes estadual e municipais de ensino estão envolvidos com a etapa regional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A ação é dos ministérios da Educação e Meio Ambiente e tem como tema desta edição "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas".

A conferência levou para a comunidade escolar o desafio de dialogar de forma participativa acerca dos problemas socioambientais locais. Um dos momentos mais esperados desta etapa foi a escolha dos delegados para representar a etapa estadual no próximo mês, em Laguna.

Na terça-feira, 17, a conferência foi realizada no município de Palmitos, onde participaram 17 escolas estaduais e duas municipais. No dia 18, foi realizada em Maravilha, onde participaram 27 escolas estaduais. Houve apresentações e palestras alusivas ao tema. O estudante delegado Lucas Hartmann, da EEF Sede Oldenburg, e Nathalia Frare, da EEB Cardeal Arcoverde, foram os classificados para representar a região na próxima etapa. Em Maravilha, os três delegados escolhidos são Mariana Meneghetti, da EEB Hélio Wasum, Leonardo Cerisolli, da EEB La Salle, e Lucas Ceccon, da EEB. Prof. Silvio Romero.

Para o aluno do 7º ano Lucas Hartmann, da EEF Sede Oldenburg, com a conferência foi possível trabalhar a conscientização da população e também resgatar bons hábitos como evitar desperdícios com a água. O aluno Lucas Ceccon, do 9º ano da EEB Profº Silvio Romero, também destaca a importância de preservar e cuidar da água para garantir que a sua existência no futuro.

De acordo com a gerente de Educação, Zenaide Borre Kunrath, quando a Gered acompanhou a seleção da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente nas escolas já foi possível ver os excelentes trabalhos realizados. “Parabenizamos todas as escolas e alunos que aceitaram o desafio de participar desta conferência, a qual nos faz refletir bastante sobre o tema de tamanha importância para todos nós”, disse.

Grande Florianópolis

Focadas no desenvolvimento de projetos em conjunto com a comunidade e no estimulo à conscientização ambiental, 56 escolas da Grande Florianópolis se reuniram nesta quarta-feira, 18, para a realização da etapa regional e a apresentação e escolha dos projetos que serão levados para a Conferência Estadual. “O nosso foco principal é que este trabalho de divulgação socioambiental seja realizado de jovem para jovem”, destacou a coordenadora da etapa regional Amanda Cassiana Pereira. Ela comentou ainda que o plano de divulgação e desenvolvimento da feira foi feito com muita parceria entre a Coordenadoria da Grande Florianópolis e as Secretaria Municipais.

Entre as dez unidades que chegaram na votação final, da etapa regional da Grande Florianópolis, esteve a Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda, do Bairro Jardim Atlântico. Representada pelo aluno Thiago dos Santos Pereira, a escola desenvolveu um projeto de captação e reaproveitamento da água da chuva e dos bebedouros que, ao longo de 45 dias de testes e adaptação, coletou quase 1,1 mil litros de água. “Nós começamos recolhendo a água por meio das calhas e dos telhados, mas logo ampliamos para a captação do gotejamento do ar-condicionado e também do desperdício dos bebedouros. Toda a nossa escola se envolveu e percebeu, de verdade, a importância das questões socioambientais”, explicou Thiago.   

Jaraguá do Sul

A escola estadual Euclides da Cunha, de Jaraguá do Sul, foi a campeã da etapa regional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, da Regional de Jaraguá do Sul, realizada na terça-feira, 17. Foram 21 projetos de escolas estaduais e municipais. O trabalho vencedor, “Zé Pilhinha contra a poluição da água”, abordou a importância do recolhimento correto de pilhas e baterias, pois em sua constituição guardam elementos tóxicos, chamados também de metais pesados, que quando descartados de forma inadequada, podem ser repassados não só para o solo, como também à atmosfera, à água e consequentemente aos seres vivos.

Os alunos confeccionaram um recipiente para armazenar o material usado, que depois é levado até um ponto de descarte consciente. O diferencial do projeto é que cada aluno do ensino fundamental das séries iniciais tem um mascote, o Zé Pilhinha, confeccionado pelos próprios estudantes. Eles levam o Zé Pilhinha para casa, recolhem as pilhas e depois levam para a escola, onde é feita a coleta de todas as pilhas e, aí sim, o descarte consciente.

Taió

O auditório do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Campus Taió) recebeu na quarta-feira, 18 de abril, os participantes das 16 unidades escolares da Regional de Taió. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e coordenados pelos docentes e gestores das unidades escolares, passaram pela primeira etapa nas próprias escolas. Passaram por uma seleção bem democrática, uma vez que os próprios colegas votaram para escolher o projeto mais interessante e relevante.

Além de alunos, professores e gestores, a Conferência recebeu autoridades e representantes de entidades públicas e privadas que, num sistema de parceria, contribuíram para que o evento pudesse acontecer. Entre eles estavam Daniel Schmitt, gerente Regional da Epagri, Indiara Gonçalves, gerente da Unidavi (Campus Taió), Tiago Maestri, e diretora do Cetrag, Lucas Fach.

Para o coordenador do CNIJMA, Moacir de Melo, o programa desenvolve valores importantes. O mais óbvio é trabalhar o tema da água em si, tão imprescindível em nossos tempos. Outro, não tão nítido, é o compromisso do voto, da escolha mais acertada, uma vez que todos estão avaliando sua escolha por ser um voto aberto.

Os projetos vencedores foram: “Óleo, um grande vilão das águas”, da EEB Fernando Ferreira de Mello, do município de Rio do Campo, e “Água: preserve-a na sua essência”, da EEB Bruno Heidrich, município de Mirim Doce. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE