• Quarta Edição da Semana Içarense de Conscientização do Autismo

    O evento organizado pelo Governo Municipal trará palestras para dar mais visibilidade ao tema.

Quarta Edição da Semana Içarense de Conscientização do Autismo

28 Mar, 2024 11:51:38 - Saúde

Içara (SC)

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, traz a Içara (SC) a Semana Içarense de Conscientização do Autismo. Em sua quarta edição, o evento, organizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, vai levar ao público uma série de palestras para ampliar o debate sobre o tema. A programação inicia na próxima segunda-feira, dia 1º, e segue até sábado, 6.

Neste ano, o tema da campanha é: ‘Valorize as capacidades e respeite os limites’. Segundo dados da Coordenação de Educação Especial e Inclusiva, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, a rede municipal de ensino possui cerca de 130 alunos com diagnóstico médico para autismo.

“O propósito dessas palestras vai além da conscientização. Elas visam cultivar uma cultura de respeito e valorização da diversidade. Ao trazer conhecimento aos pais e profissionais de educação, estamos construindo uma comunidade mais inclusiva, onde as pessoas autistas são reconhecidas por suas habilidades únicas e são capacitadas a alcançar seu pleno potencial. É importante ressaltar que a conscientização do autismo deve ser de forma contínua em todas as esferas da vida, eventos como esse desempenham um papel significativo para iniciar conversas relevantes, promover a compreensão mútua e inspirar ações positivas em direção a um futuro mais inclusivo e acessível para todos”, afirma a coordenadora da Educação Especial e Inclusiva, Andréia Berto.

“Temos um Núcleo de Produção de Materiais Adaptados, que serve para dar condições de acesso e fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que facilitem a aprendizagem. São materiais personalizados, produzidos de acordo com as particularidades de cada estudante, que garantem, assim, condições de equidade para que todos possam ter o direito ao estudo assegurado”, acrescenta a secretária da pasta, Nerilda Felisberto.

Boa parte destes estudantes da rede municipal estão sendo os protagonistas de uma exposição na Galeria de Arte Caio Borges, dentro da Prefeitura de Içara. “Esse movimento visa reconhecer e respeitar as habilidades e diferenças das pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Cada um deles tem um talento único”, informa a curadora da galeria, Luciana Geremias.

Programação

Na próxima segunda-feira, 1º, o auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti recebe uma palestra da psicóloga Daiane Lodetti, com o tema ‘Transtorno do Espectro Autista: Dicas de manejo comportamental’, às 19h. No dia seguinte, no mesmo local, subirá ao palco o psicomotricista Lucas Damiani, para falar sobre atividades de estimulação na área psicomotora.

O fonoaudiólogo Geovane Kubiaki, na quarta-feira, abordará o assunto da estimulação da linguagem. Já na quinta, Ana Paula Rabelo, professora diagnosticada com autismo na fase adulta, irá ministrar uma palestra com o tema ‘Autismo na visão de um autista’. Por fim, na sexta, o terapeuta ocupacional Giuzi Neto Souza terá a sua vez para esmiuçar o transtorno do processamento sensorial.


O fechamento da Semana Içarense de Conscientização do Autismo será no sábado, com uma ação na Praça da Matriz São Donato. Os voluntários da Associação Beneficente de Apoio ao Autista (ABAA) distribuirão flyers informativos para o público. Também está previsto um pedágio em prol da entidade.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança