• Projetos trazem a ciência e a humanidade para a Fecitec Satc em Criciúma (SC)

    Ao todo, foram 46 projetos que despertaram habilidades e incentivaram a pesquisa escolar.

Projetos trazem a ciência e a humanidade para a Fecitec Satc em Criciúma (SC)

09 Out, 2023 15:37:54 - Educação

Criciúma (SC)

Experiências, inovação e muita ciência. A Feira de Ciência e Tecnologia da Satc (Fecitec) de Criciúma (SC) reuniu estudantes e comunidade na busca de promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa dos estudantes. Ao todo, foram 46 projetos dos Ensinos Fundamental Anos Finais, Médio e Técnico, nas categorias mostras e experiências.

“Tivemos trabalhos com uma pegada bem técnica mesmo, um motor, por exemplo.  Mas, também há mostras que vêm bem na área de humanas, sensibilização da comunidade, que é a questão dos documentários. Essa diversidade traz uma amplitude de conhecimento, porque é uma feira de ciências que não é somente trabalhos na área de química, física, matemática ou da área técnica, mas que também traz essa abordagem humana”, explica a coordenadora do Ensino Médio e Técnico do Colégio Satc, Adriana Just. 


A Feira, que esteve em exposição das 8h às 18h, teve seus vencedores nas categorias de Mostras e Experiências. “Superou muito às expectativas porque ela foi muito, muito além. Por exemplo, tivemos uma equipe que, mesmo com essa pegada científica, foi na educação infantil para validar um trabalho, que é a alimentação. Então, houve um preparo muito maior e muito melhor das equipes”, afirma a coordenadora.  

Despertar habilidades e incentivar a pesquisa escolar, fazem parte de ações diárias desenvolvidas pelos professores. Uma das mostras teve como foco os documentários produzidos pelos alunos em sala de aula. “É muito gratificante poder mostrar para as pessoas o que a gente fez e ver que a escola reconheceu e convidou a gente para participar. A gente se movimentou muito para conseguir juntar todos os nossos conteúdos, para entregar esse trabalho”, conta a aluna Mariah Motta De Farias, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Satc.  


Além dos próprios alunos da escola, visitaram a feira alunos de outros colégios da região. Uma forma de incentivar e mostrar o que é produzido dentro da Satc. “Achei interessante é que a feira tem vários lugares e cada um deles mostra uma coisa diferente com o propósito de ensinar coisas diferentes também para alunos novos. Aprendi bastante coisa”, lembra a aluna do 9º ano do Colégio Lapagesse, Stefane dos Santos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal