• Projeto Educação para Eficiência Energética conclui primeiro ano

Projeto Educação para Eficiência Energética conclui primeiro ano

28 Nov, 2018 14:55:05 - Variedades

Criciúma (SC)

A casa eficiente, iniciativa da Cersul, atendeu 3,5 mil alunos da rede pública de ensino e capacitou 270 professores sobre a importância do consumo consciente de energia elétrica. O projeto Educação para Eficiência Energética percorreu escolas das cidades de Timbé do Sul, Ermo, Meleiro, Morro Grande e Turvo levando aos estudantes conhecimento e atividades lúdicas voltadas para eficiência energética em suas residências. Concluindo um ano da proposta, os resultados são representados pela quantidade de pessoas atendidas.

O projeto tem a parceria da Satc, que desenvolveu na casa contêiner ações e aulas práticas ensinando a importância de economizar energia, com o trabalho de conscientização por meio das crianças. “Nós, como cooperativa, temos o dever de prestar serviços sociais à comunidade e o Programa de Eficiência Energética levou educação para as escolas de forma diferenciada, explicando sobre o consumo de energia”, destaca o presidente da Cersul, Everton Aldir Schmidt.

Para o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira, foi um projeto exitoso, principalmente pelo número de pessoas atendidas. “Uma das coisas que nos motiva e nos enche de orgulho é unir a questão da eficiência energética que é fundamental para qualquer lugar no mundo com a educação. Professores foram capacitados para darem continuidade a esse processo educativo, que é uma excelente maneira de difundir o conhecimento”, ressalta.

O circuito de atividades percorreu as escolas, mas também, impactou diretamente nas comunidades. “O que foi pregado desde o início pela Cersul foi muito importante, pois as crianças são multiplicadoras do projeto. Durante as aulas práticas e visitas na casa inteligente, os alunos replicam para toda a família o que foi aprendido”, relata a Secretária de Educação de Turvo, Suzana de Miranda.

A iniciativa buscou contribuir com o nível de educação focando na sustentabilidade e o uso racional de energia elétrica. “Nos preocupamos em utilizar fermentas de ensino aprendizagem diferenciadas e educativas, como tabuleiros e dados lúdicos para cada nível de ensino”, informa o coordenador do projeto, João Mota.

Além disso, foram utilizados como forma pedagógica, quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em que a Satc é signatária. “Buscamos levar esse engajamento aos alunos, replicando assuntos ligados a sustentabilidade. As atividades que abordamos se enquadram na ODSs de número 4,7,11 e 12 que falam sobre a Educação de Qualidade, Energias Renováveis, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo Responsável”, expõe Mota.

Evento encerra projeto Educação para Eficiência

O projeto Educação para Eficiência Energética concluiu um ano de atividade e para isso a Cersul realizou uma confraternização com a comunidade e escolas. O evento foi realizado no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi, em Turvo, na noite da última segunda-feira (26), com entrada franca.

Foram apresentados os resultados do projeto no decorrer do ano de 2018, além da entrega de data shows para as escolas participantes. O Grupo Espaço Sou Arte animou os mais de mil convidados, com o espetáculo: Cooperação para Eficiência.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança