• Programa Escola em Tempo Integral é aprovado em Içara (SC)

    A iniciativa vai começar em agosto, de maneira piloto, na Escola Padre Pacífico Dagostim, no Bairro Jardim América.

Programa Escola em Tempo Integral é aprovado em Içara (SC)

19 Jul, 2023 12:34:44 - Educação

Içara (SC)

O Conselho Municipal de Educação (CME) de Içara aprovou nesta terça-feira (18/7/2023), a implantação do Programa Escola em Tempo Integral nas escolas da rede municipal de ensino. Elaborado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o projeto começará a ser colocado em prática a partir de agosto, de maneira piloto, na Escola Municipal Padre Pacífico Dagostim, no Loteamento Jussara.

A adesão ao ensino integral será opcional e iniciará com os anos iniciais do ensino fundamental. Os estudantes inscritos participarão as aulas no período regular, e no contraturno praticarão atividades complementares, como reforço escolar, aulas de música, educação financeira, karatê, xadrez, sustentabilidade, dentre outras oficinas. A jornada é de nove horas diárias, das 8h às 12h e das 13h às 17h, já contemplando a alimentação e o transporte.

“A Escola em Tempo Integral busca promover uma educação de qualidade, compreendendo a ampliação do tempo de permanência do estudante na escola e motivando a expansão de espaços e oportunidades educacionais que favoreçam a aprendizagem. A aprovação do programa é uma vitória para Içara, já que está se adequando às metas do Plano Nacional de Educação, do Governo Federal”, explica Regina da Silva de Oliveira, presidente do CME e coordenadora do programa no município.

A secretaria já iniciou o levantamento junto aos pais ou responsáveis dos alunos da instituição do bairro Jussara, para contabilizar os interessados em ingressarem à educação integral. A entrega da autorização deve acontecer até o dia 2 de agosto. Após a implantação ser bem-sucedida na primeira unidade, o Governo Municipal almeja, gradativamente, a longo prazo, estender o programa para as demais escolas.


“Acreditamos que oferecer uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor e enriquecedor é fundamental para o desenvolvimento dos nossos alunos. Estamos comprometidos em fortalecer essa iniciativa, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento que irão prepará-los para um futuro promissor”, destaca Rose Reynaud, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara.

Atualmente, a rede municipal de ensino já conta com o ensino integral na educação infantil, nas creches e Centros de Educação Infantil (CEIs). “Portanto, faltava chegarmos ao fundamental. Vamos aos poucos, começando pelos anos iniciais da Escola Padre Pacífico Dagostim, e depois pretendemos expandir o atendimento também para o ensino fundamental II”, comenta Ismael Dagostin, secretário do CME.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE