• Programa Defesa Civil na Escola forma 101 estudantes em Nova Veneza (SC)

    Participaram da iniciativa alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino de Nova Veneza (SC).

Programa Defesa Civil na Escola forma 101 estudantes em Nova Veneza (SC)

06 Dez, 2023 15:10:58 - Educação

Nova Veneza (SC)

O município de Nova Veneza aderiu ao Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), em parceria com a Secretaria de Educação de Nova Veneza (SC) e Defesa Civil municipal. E este ano, quatro escolas da rede municipal de ensino participaram da iniciativa que se encerrou e formou 101 estudantes nesta terça-feira (5/12/2023).

As escolas que participaram do programa foram a Líbero Ugioni, da comunidade de São Francisco; Escola Municipal Caravaggio, no distrito de Caravaggio; Vitor Savi, no Jardim Florença e Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto.


O coordenador da Defesa Civil de Nova Veneza, Carlos Savi, parabenizou os alunos. “Ouvimos dos estudantes sobre as atividades desempenhadas em como se comportar e agir em situações extremas como calor, ventos, enchentes, vendavais, deslizamentos, entre outros. Percebemos que eles absorveram muito bem o conteúdo e houve um envolvimento de todos nas escolas”, comenta.

O gerente regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, participou da entrega dos certificados e enfatizou a importância do projeto. “Este é um programa que contribui para melhorarmos a nossa sociedade e completa 10 anos. É através da educação que transformamos vidas. Traz muitas questões como trabalho em equipe e conscientização sobre as situações de desastres que o nosso estado, ultimamente, vem sendo acometido. E através deles é que podemos ter um planeta melhor no futuro”, afirma.


O programa é inédito no Brasil e além dos estudantes, capacita os estudantes para atuarem de forma compartilhada na gestão de desastres. Atualmente, são 209 municípios que participam e envolvem mais de 600 escolas em todo o estado.


“Este é o tipo de parceria que o município sempre vai fazer questão de fazer. Projetos de conscientização são importantes e refletem diretamente no dia-a-dia das nossas comunidades. Hoje, Nova Veneza não sofre com grandes enchentes, como no passado, mas é fundamental estarmos sempre alerta e o cidadão também estar capacitado para auxiliar as forças de Defesa Civil quando se faz necessário”, pontua o prefeito Rogério Frigo.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal