• Programa Bilíngue do Colégio Satc utiliza livros regionais para aprendizagem

    A autora Edla Zim realizou uma Contação de História para as turmas do Ensino Integral, do 1º ao 5º ano.

Programa Bilíngue do Colégio Satc utiliza livros regionais para aprendizagem

06 Abr, 2024 11:44:38 - Educação

Criciúma (SC)

Os livros são uma grande fonte de aprendizado para as crianças, principalmente, quando as histórias envolvem aquilo que faz parte do seu convívio. Por isso, durante o Programa Bilíngue do Colégio Satc, são utilizadas obras literárias regionais para que o conhecimento adquirido pelos alunos tenha significado. A autora tubaronense, Edla Zim, traz em suas obras a realidade da região sul Catarinense, unindo histórias locais e seus personagens. Na manhã dessa sexta-feira (5), as turmas Ensino Integral, do 1º ao 5º ano, puderam participar de uma contação de histórias com a escritora.


Os livros selecionados são os norteadores do Programa de ensino do Inglês, sendo utilizados de forma interdisciplinar pelos professores. “A Edla por ser uma autora regional traz ainda mais significado para a aprendizagem dos estudantes, porque relaciona com muitas questões do nosso cotidiano e da nossa região. Assim podemos explorar em várias áreas, ciência, culturas, relações interpessoais e social emocional. O que nos dá bagagem para proporcionar diferentes atividades ao longo das diversas aulas do Ensino Integral”, explica a coordenadora de Inglês no Colégio Satc, Beatriz de Medeiros.

Em 2024, as turmas irão trabalhar com diferentes títulos. Os alunos do 1° e 2° ano terão o livro ‘A Família do Sr. Lagarto’. Já o 3° ano ficará com o livro ‘Sua Majestade: Donna Locomotiva’ e o 4° e 5° ano trabalhará a partir da obra ‘O Livro de Anita’.

“Nossa proposta é promover essa proximidade da realidade dos alunos, unindo com o aprendizado da Língua Inglesa e também com outros tipos de conhecimento. Como o científico, histórico e geográfico e tantas outras áreas para serem exploradas com muita criatividade e abrangência”, pontua Beatriz.

Contação de Histórias

Para estimular ainda mais a leitura e participação dos estudantes, a autora esteve no Colégio Satc e participou de uma ‘Contação de História’ com os alunos mais novos. Nas páginas, ela retratou a vida dos lagartos, os “vizinhos” de muitas casas locais. Ou como as locomotivas fizeram e fazem parte da história regional e contou também a trajetória da heroína catarinense, Anita Garibaldi.


“A partir desse encontro, nossos estudantes puderam fazer perguntas sobre a história, sobre o como podem fazer uma, como a Edla cria os livros e perguntaram sobre ilustração também. Foi uma conversa bem produtiva para se inteirem em como é que funciona esse mundo da literatura. Ao final, tivemos uma sessão de autógrafos, onde a Edla autografou os exemplares com dedicatória para cada aluno e isso foi muito valioso para cada um deles”, ressalta a coordenadora.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança