• Priscila Silveira: uma escritora sinestésica e plural

Priscila Silveira: uma escritora sinestésica e plural

10 Jul, 2024 14:05:55 - Variedades

Criciúma (SC)

Nessa quinta-feira(11/7/2024), a escritora Priscila Silveira, da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - ALBSC da seccional de Içara (SC), estará apresentando na Praça Nereu Ramos a partir das 10h, durante 17ª Feira do Livro de Criciúma, duas antologias, Farol das Letras e Sinestesia. A edição dos livros é limitada, portanto para garantir um exemplar é necessário acessar a rede social @eusouapriscila e fazer o pedido do livros, que serão vendidos a partir de R$ 19,99 cada.

“É um momento importante pra mim, estou celebrando uma nova fase de maturidade de vida, e de literatura. Venho consolidando aprendizado, e meu curriculum literário através da participação de editais de literatura e oficinais de escrita. Há sempre a oportunidade de escrever melhor para um público de leitores que se torna cada vez mais exigente, ressalta Priscila.”


Atualmente a escritora já soma 16 textos publicados em diversas antologias estaduais e nacionais, e um e-book “Primeira Antologia Digital – Prosa de Autor” lançado durante a pandemia do covid-19. Em produção para este ano ainda há Antologia “Vozes Femininas” da Editora Tertúlia da Bahia, “Coletânea de Poetas Brasileiros 2024 – Volume II” da Editora Moderna do Rio de Janeiro, e ainda a “I Antologia Literária de ALBSC” Seccional de Içara.

“Eu ainda me lembro como se fosse hoje, eu tinha apenas 10 anos, fiz um poema escrito a mão, em cinco pedaços de folha sulfite, todas pintadas de colorido que no final depois das dobraduras ficou um livrinho. O nome do título era “Sentimentos” e eu escrevi para participar de um concurso literário da minha escola. Uma escrita despretensiosa, mas cheia de essência e carinho. Ganhei o primeiro lugar e voltei pra casa com uma medalha. Até hoje eu me lembro daquela emoção, de quando eu fui lá frente e todo mundo bateu palma pra mim, lembro do abraço da professora me parabenizando por aquele prêmio. Depois daquele dia, eu não parei mais de escrever” relata a escritora.

Desde cedo, Priscila demonstrou sua empatia pelas letras e artes. Nos anos de  2002 e 2003, foram os mais marcantes, quando produziu a sua primeira edição da sua exposição de poesia conceitual, ganhei o primeiro lugar do concurso de poesia da Academia Criciumense de Letras, e participou de projetos culturais com o SESC de Criciúma, com produção de uma peça de teatro e um recital de poesia com o grupo “Vendo, ouvindo e aplaudindo”. A segunda edição  projeto de poesia conceitual “A Priscila está fazendo arte”, com a exposição “A evolução do Pensamento Humano”, foi lançada em Setembro, mês de seu aniversário no Criciúma Shopping.

Outro marco de realização literária foi em 2022, com a posse e diplomação como acadêmica da Academia de Letras do Brasil, na seccional de Içara na cadeira número 4. “Todo esse mix cultural que me permiti viver durante esses 30 anos, tem me feito uma mulher plural e cultural. Costume dividir esse legado com as minhas filhas e torço para que elas sejam tão sinestésicas quanto eu tenho sido”, brinca a escritora.

Conheça as antologias que serão lançadas:

"Farol das Letras"
Contos e crônicas de temática livre


Sinopse: Há milênios, faróis são usados nas costas marítimas para orientar navegantes, mesmo na luz do dia, mas principalmente na escuridão. Nos mares revoltos do desconhecimento, o Farol das Letras, se propõe a jogar luz em histórias criadas e grafadas por capitães de contos e cronicas, cujo único objetivo é entreter e envolver o publico leitor.

Siga o foco, encontre a luz!

O texto da capitã, Priscila Silveira que faz parte dessa antologia chama-se "Escaramuça", e relata uma vivência  da escritora durante uma crise de ansiedade.

"Sinestesia"
Contos e crônicas de temática livre


Sinopse: A língua viva permite transcender significados, misturando essencialmente os sentidos: sons macios, aromas doces, cores quentes… E os escritores deste livro, com seus estilos próprios, criaram uma amálgama de sensações textuais, proporcionando a seus leitores uma experiência sinestésica única. 

Viva essa sensação textual, através do texto "O estranho bicho que vi na parede", uma experiência doméstica que fez por merecer a sua publicação.

"Antologia Aila"
Contos e poemas (2020)


Nesse momento atípico em que estamos vivendo, devido a Pandemia do Covid 19, a Academia Içarense de Letras e artes publica sua Terceira Antologia. Nela cada autor se esforçou para deixar registrado um pouquinho de si. Esta Terceira Antologia traz um pouco de tudo, são textos bastante variados, escrevemos para registrar sentimentos e lembranças antes de sermos traídos pela nossa própria memória, pois se não a fizermos, com o passar do tempo ficarão perdidas.

A escritora Priscila Silveira trouxe a esta antologia duas reflexões, uma delas sobre "Um traje para festa de aniversário", onde as comemorações na pandemia eram feitas de longe, utilizando máscaras e com pouco contato físico. E além disso, também há um poema-crítico "Eu quero que tudo vire foto" sobre o uso excessivo do Instragran.

"Amor nas Entrelinhas"
Contos de amor em forma de cartas, e-mails, páginas de diário e outras formas de registro escrito


O papel tem a magia de acolher palavras difíceis de serem ditas em voz alta, e que muitas vezes, foram manchadas por lágrimas de alegrias ou de tristeza correspondidas ou rejeitadas. Amor nas Entrelinhas é uma coletânea de cartas de amor, escritas por quem soube transpor para o papel todas as cores do coração e as sutilezas do amor. 

A escritora Priscila Silveira revela os "Sentimentos as avessas", uma amizade que virou um amor, mas que não teve final feliz.  O texto foi musicalizado pela canção de Frejat "eu não sei dizer te amo".

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE