• Primeira professora relembra os 50 anos da Escola Vicente Guollo em MF

    Nelza Bortolatto Naspolini, de 79 anos, faz parte dos primeiros 25 anos da

Primeira professora relembra os 50 anos da Escola Vicente Guollo em MF

18 Abr, 2023 10:22:14 - Educação

Morro da Fumaça (SC)

Nesta segunda-feira (17/4/2023) os alunos do 8º ano da Escola de Ensino Básico Municipal Vicente Guollo de Morro da Fumaça (SC) recepcionaram e conversaram com a primeira professora e diretora da instituição, a Nelza Bortolatto Naspolini, 79 anos. A visita faz parte da comemoração dos 50 anos da escola e trouxe aos estudantes um pouco sobre a história do local.

A Escola Vicente Guollo foi fundada em 1º de março de 1973 com 50 alunos e é a primeira instituição de ensino municipal da cidade. Nos dias de hoje, diariamente, são recebidos cerca de 450 alunos, quantidade que reflete o crescimento da escola e do município ao longo dos últimos 50 anos. O encontro aconteceu na sede dois da escola, espaço utilizado pelos anos finais do Ensino Fundamental enquanto a instituição está sendo ampliada com a construção de uma estrutura totalmente nova.


A secretária do Sistema de Educação de Morro da Fumaça (SC), Greicy Zaccaron é professora efetiva da escola desde 2001 e também esteve presente durante a visita. “A Nelza tem um amor muito grande pela escola e a gente sabe disso. Então, essa conversa com os alunos é importante para eles conhecerem a história da escola e sentirem esse amor pela instituição”, afirma.

Revivendo memórias

Foi através do convite da professora de português Jucelma Goulart, que Nelza retornou ao colégio, onde trabalhou durante 25 anos, para relembrar a trajetória do local. “A ideia do convite surgiu da importância de recordar o início da escola, que está completando 50 anos. Ela viu a escola nascer, crescer e outros vários momentos, além disso, acompanhou depois, mesmo estando fora da instituição, o que aconteceu”, explica Jucelma. Após uma narrativa inicial, os alunos interagiram com a convidada fazendo diversos questionamentos sobre a escola.

Entre as curiosidades que ela contou, estava que no início a estrutura da escola contava apenas com uma sala de aula e que o banheiro ficava do lado de fora. “Em 1973 éramos apenas duas professoras, eu e a Regina. Uma cuidava do turno da manhã e outra da tarde. Além de dar aula, éramos responsáveis pela merenda e limpeza da escola. Não tinha banheiro dentro e era apenas uma sala de aula”, disse.

Nelza também levou e mostrou aos alunos como eram os boletins da época e conversou sobre as matérias que deixaram de existir, como caligrafia. Ela também contou como eram realizadas as provas e atividades durante o período em que não haviam computadores e outros aparelhos para realizar impressão e cópias.


Após o bate-papo com os estudantes, a aposentada comentou sobre como foi a experiência de retornar ao colégio. “Foi maravilhoso. Fiquei muito feliz, muito feliz mesmo. O dia que me fizeram o convite eu já confirmei e disse que só não iria se já não estivesse mais por aqui. Gostei e espero que me convidem mais vezes. Gostei de rever as crianças, é diferente porque são filhos e netos dos meus alunos”, revelou.

A partir da conversa com Nelza os estudantes irão desenvolver textos de memórias da instituição. Conforme a professora Jucelma, o material será reunido e exposto na escola como forma de celebrar os 50 anos da EEBM Vicente Guollo.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal