• Prefeito e vice de Tubarão vão passar por audiência de custódia na Capital

Prefeito e vice de Tubarão vão passar por audiência de custódia na Capital

14 Fev, 2023 18:57:33 - Política

Tubarão (SC)

O prefeito de Tubarão (SC), Joares Ponticelli (PP), e o vice Caio Tokarski (União Brasil), foram conduzidos para Florianópolis (SC) onde passaram por audiência de custódia nesta terça-feira (14/2/2023). Ambos foram presos nesta manhã, durante a 3ª fase da Operação Mensageiros, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com o Grupo Especial Anticorrupção (Geac), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A operação apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina. Com isso, quem deve assumir de forma interina a prefeitura é o presidente da Câmara de Vereadores, Gelson José Bento, também do PP.

A investigação corre em segredo de justiça. Além dos mandados de prisão preventiva, também foram expedidos oito mandados de busca e apreensão pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Os mandados tiveram como alvo gabinetes do prefeito e do vice.

“O prefeito Joares Ponticelli e o vice-prefeito Caio Tokarski acompanharam na prefeitura a ação dos agentes e prestaram todos os esclarecimentos solicitados. Após foram conduzidos pelos agentes a Florianópolis, onde serão ouvidos pelo Poder Judiciário em audiência de custódia”, diz a Prefeitura, em nota.

Ainda conforme o Paço Municipal, os dois políticos não foram informados oficialmente sobre o motivo pelo qual foram detidos. “Ambos já constituíram advogado que os acompanharão nas audiências em Florianópolis”, diz o texto.

O expediente na prefeitura de Tubarão segue normal. Abaixo, confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Tubarão, por meio do Gabinete do Prefeito/Departamento de Comunicação, informa que desde o início da manhã desta terça-feira (14), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) cumpriram mandados de busca e apreensão, nos gabinetes do prefeito e vice-prefeito de Tubarão, no Paço Municipal.

O prefeito Joares Ponticelli e o vice-prefeito Caio Tokarski acompanharam na prefeitura a ação dos agentes e prestaram todos os esclarecimentos solicitados. Após foram conduzidos pelos agentes a Florianópolis, onde serão ouvidos pelo Poder Judiciário em audiência de custódia, no início da tarde.

Conforme informou em nota o Ministério Público de Santa Catarina as ordens judiciais expedidas pelo TJSC e cumpridas nesta manhã fazem parte da 3ª fase da Operação Mensageiro, que apura suspeita de fraude no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.

A operação ocorre em segredo de justiça, por determinação legal, e tanto o prefeito como o vice-prefeito não foram informados oficialmente o motivo pelo qual foram conduzidos. Ambos já constituíram advogado que os acompanharão nas audiências em Florianópolis.

O expediente na prefeitura de Tubarão segue normal esta tarde. Os gestores da prefeitura reiteram o compromisso de atender a todas as determinações e prestar todo apoio às investigações promovidas pelo Ministério Público de Santa Catarina.

ENGEPLUS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE