• Prefeito confirma construções de casas ao lado de sítio arqueológico

Prefeito confirma construções de casas ao lado de sítio arqueológico

07 Ago, 2026 10:27:24 - Geral

Balneário Rincão (SC)

Moradores da Lagoa do Freitas 2, em Balneário Rincão (SC), usaram as redes sociais para denunciar uma situação muito séria envolvendo o Sambaqui Lagoa dos Freitas, oficialmente registrado como SC-ARA-030 pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) em 2013. Equipe do Governo Municipal realizou terraplanagem nas proximidades do sítio arqueológico para construções de casas populares.


Para Marilia Naspolini, que acompanhou todo o processo de estudo do local, é um absurdo o que estão querendo fazer com esse sítio arqueológico, que preserva vestígios da presença de povos indígenas que viveram nesse litoral há milhares de anos. "Pesquisas realizadas pela UNESC encontraram mais de 14 mil fragmentos e vestígios arqueológicos na área. Apesar de toda essa importância, o local está completamente abandonado. As placas estão deterioradas e praticamente ilegíveis, não existe manutenção adequada, sinalização educativa nem valorização desse patrimônio pela Administração Municipal", informa ela. .


"Agora, além do abandono, máquinas pesadas realizaram a terraplanagem na área ao lado do sambaqui, sem que os moradores recebessem explicações públicas sobre o que será feito, quais são os projetos, estudos, licenças e autorizações existentes. Nós, moradores, queremos respostas claras e documentadas. A situação já foi comunicada a órgãos como o Ministério Público Federal, Ministério Público de Santa Catarina, IMA e Tribunal de Contas. O local deve ser usado para construção de uma praça e não de habitações. Outra coisa, queremos saber para onde foi levada a areia retirada do local", questiona Marilia, que tem o aval do aposentado Dirceu Silva, 65 anos


"Balneário Rincão não é apenas praia, verão e Festa da Tainha, também tem cultura, patrimônio e uma história que precisa ser protegida", dizem os moradoes.

O prefeito Luiz Laurindo da Luz, sem dar muitas explicações, confirmou que o local será usado para construções de casas populares.

Notícia na internet

Se Urussanga Velha tem habitantes desde pelo menos 1770, existem registros de indígenas que viviam no território onde hoje fica o Balneário Rincão há pelo menos 4 mil anos. Até hoje já foram anotados 25 sítios arqueológicos no município, conforme destacou o professor Juliano Bitencourt Campos, que é pesquisador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA - UNESC).  “São sítios que possuem uma grande quantidade de material, que podemos chamar de históricos. São pré-históricos associados aos sambaquis, que eram indígenas pescadores, em Guarani isso significa monte de conchas. Os guaranis chegaram aqui há 1.000 anos, e encontraram esse monte de conchas”, informou.


Sítio arqueológico é o local com marcas, vestígios ou objetos de atividades humanas do passado (como pinturas rupestres, ferramentas ou ruínas). Pode ser uma casa, uma fábrica antiga, um cemitério, um acampamento ou um lixão. No Brasil, eles são protegidos pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) sob a guarda da legislação federal de proteção ao patrimônio cultural e devem ser preservados.

REDAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança