• Polícia Militar alerta para o golpe do falso intermediário na venda de veículos

Polícia Militar alerta para o golpe do falso intermediário na venda de veículos

16 Jul, 2023 11:21:18 - Segurança

Içara (SC)

A Polícia Militar informa que o golpe do falso intermediário é complexo, mas tem se tornado cada vez mais comum na compra e venda de carros

Como funciona o golpe do falso intermediário? Esse tipo de fraude é complexa e mostra do que os criminosos são capazes para obter dinheiro de forma ilegal. 

Confira as etapas:

Fase 1: Arquitetura do golpe do intermediário

O alvo mais procurado para o golpe do falso intermediário são anúncios de veículos seminovos, em boas condições de uso e publicados por vendedores não profissionais.

Para cometer o crime, o fraudador começa entrando em contato com o vendedor, pedindo mais informações do veículo e oferecendo uma oferta de negociação que parece mais complicada que o normal. Ele será a vítima número um.

O passo seguinte do golpe pela internet é a clonagem do anúncio: o fraudador cria um anúncio com as mesmas fotos e dados do veículo escolhido e o oferta por um valor abaixo da média do mercado. 

Quando um comprador entra em contato através do anúncio falso, o vendedor lhe diz que a venda do carro resolverá uma dívida. Dessa forma, gera confiança, ao explicar a suposta razão do preço abaixo do mercado.

Fase 2: Fraudadores fazem as duas vítimas se encontrarem sem saber

Assim, ele marca com ambas as vítimas um dia, local e horário para ver o carro. Para o vendedor, o criminoso diz que o parente (ou funcionário, amigo, etc.) está indo ver o carro. Enquanto isso, o comprador acredita estar olhando o carro com algum conhecido do suposto vendedor. E ambas partes são instruídas a não falar de preço nessa visita, o que é uma característica típica do golpe do intermediário.

Fase 3: Transferência do dinheiro para o criminoso no golpe do intermediário

Com a visita feita, o fraudador fecha o negócio com o comprador e pede o pagamento em forma de depósito ou transferência. Logicamente, ele passa dados bancários próprios, mas que escondem sua verdadeira identidade. O comprador, achando que está pagando pelo veículo, faz o repasse para o criminoso.

A vítima só descobre que caiu no golpe do intermediário quando pede os documentos de transferência do carro. 

❗Desconfie de ofertas muito boas.

❗Não negocie com intermediários.

❗Desconfie de negociações que pedem sigilo

FONTE: REDE SOCIAL DA POLICIA MILITAR

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE