• Pluralidade de papéis na vida da mulher reúne comerciantes durante talk

    O evento realizado pela CDL, com apoio da Fundação Cultural, discutiu os desafios e habilidades das mulheres empreendedoras. 

Pluralidade de papéis na vida da mulher reúne comerciantes durante talk

06 Mar, 2024 10:35:17 - Economia

Criciúma (SC)

Dezenas de mulheres participaram, nesta terça-feira (5/3/2024), de um evento exclusivo às mulheres, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma. O talk "Força empreendedora: os múltiplos papéis da mulher" teve como objetivo valorizar e reconhecer a força feminina no mundo dos negócios. A jornalista Andressa Fabris foi a responsável por conduzir a conversa, que teve como convidadas a presidente da Feira Inspirar, Erica Gazola; a psicóloga e personal coaching, Camila Busarello; e a CEO dos Supermercados Moniari, Monique Pizzetti.

Na oportunidade, Camila destacou que não é possível mensurar a quantidade de papéis que uma mulher precisa desempenhar, porque geralmente a jornada feminina é puxada, é dupla, tripla, às vezes até quádrupla. “De acordo com o IBGE, a mulher realiza, em média, 10 horas de trabalho doméstico a mais que os homens durante uma semana. Mesmo tendo rede de apoio, a sobrecarga mental é sobre ela; a logística da casa, o filho na escola, o alimento pro almoço”, diz, ao complementar: “mas o interessante é que, mesmo diante de tantos desafios, nós temos essa pluralidade, essa capacidade de dar conta de tudo”, comenta.


Erica continuou, lembrando que as mulheres precisam, sobretudo, de leveza nas diversas áreas da vida. “Nos programamos tanto, pra tudo, mas devemos internacionalizar que se não sair do jeito que foi pensado, também está tudo bem. A cobrança precisa ser minimizada dentro de nós, porque fora, a situação é muito pior”, explana ela, ao ser complementada por Monique. “Conciliar tudo é desafiador; mas uma mulher feliz, multiplica”.

Ainda durante o evento, a vice-presidente da CDL Criciúma, Andrea Gazolla Salvalaggio, enfatizou a importância delas no cenário empreendedor. "Dados recentes mostram que as mulheres têm desempenhado um papel crucial no empreendedorismo. Nossa capacidade única de inovação, resiliência e visão contribui para um comércio mais atrativo e sustentável. O papel feminino não se limita apenas à competência técnica, mas abrange uma série de habilidades que tornam o ambiente de trabalho ainda mais alegre, diversificado e resiliente", enfatiza.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal