• PL que institui o Dia de Doar em Criciúma é aprovado por unanimidade

    O projeto de Lei visa promover cultura de doação para fins de filantropia no município.

PL que institui o Dia de Doar em Criciúma é aprovado por unanimidade

22 Set, 2022 12:31:58 - Política

Criciúma (SC)

Foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 84/2022, de autoria do vereador Zairo Casagrande (PDT), que institui o Dia de Doar no Município de Criciúma. Caso sancionado pelo prefeito Clésio Salvaro, a data passa a ser comemorada, anualmente, no dia subsequente ao Dia Nacional de Ação de Graças, que é a última quinta-feira do mês de novembro de cada ano. Se instituída, Criciúma será a primeira cidade do Sul catarinense a dispor da data que visa conectar pessoas com as causas sociais.

O PL visa promover uma cultura de doação para fins de filantropia no município, mobilizando os criciumenses, empresas e a sociedade civil organizada de um modo geral, para que, juntamente com o Governo Municipal, caminhe com destino a uma cidade mais generosa, voluntária e solidária.

As atividades alusivas ao Dia de Doar têm os seguintes objetivos: promover a cultura de doação para fins de filantropia no Município; mobilizar indivíduos, empresas, entidades e governo por uma cidade mais generosa, voluntária, e solidária, em especial para com as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, denominados por “Terceiro Setor”; incentivar a promoção de atividades relacionadas ao Dia de Doar nos órgãos públicos e divulgar as ações do Dia de Doar nos meios eletrônicos oficiais do Município.

Audiência Pública

Para promover a ideia de instituir o Dia de Doar, foi realizada uma Audiência Pública (AP) no mês passado na Casa Legislativa. Na mesa esteve presente  representando o Bairro da Juventude, o coordenador de Mobilização de Recursos, Carlos Roberto Roncáglio, que também integra a Associação Brasileira de Captadores de Recursos, que trouxe o Dia de Doar para o Brasil.

Segundo ele, em Criciúma existem mais de 25 organizações sociais sem fins lucrativos que precisam de doação. “Por isso a importância do debate. Para que a gente consiga de fato inserir no seio da sociedade e das famílias criciumenses a cultura de doação, seja por meio de ações da iniciativa pública ou privada, de proposições, do voluntariado. E o Dia de Doar é justamente esse movimento. A comunidade criciumense é extremamente solidária e, criando a cultura de doação, as pessoas vão se engajar ainda mais e potencializar isso”, acredita. 

Além do Bairro da Juventude, a Associação Vida Ativa, o Lions Clube Criciúma - Centro, a Abadeus, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI) e o Núcleo do Terceiro Setor da Acic estiveram representados na Audiência Pública.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal